Subprefeitura Itaquera promove trabalho contra a dengue

A população precisa estar atenta aos cuidados com o mosquito Aedes aegypti, que transmite não apenas a dengue como também a febre chikungunya e o Zika Vírus

 No último sábado (30), a Subprefeitura Itaquera uniu forças para a realização de uma mega operação integrada de “Cata-bagulho” com agentes de limpeza e visitas domiciliares.

Entre a equipe que trabalhou na ação, estavam agentes comunitários de saúde, de saúde ambiental, zoonoses, proteção ambiental, enfermeiros, técnicos de SUVIS Itaquera e Leste, da CRSL e equipes das UBS Jardim Copa e Santo Estevão. Contou com o apoio da Defesa Civil e de vários colaboradores da Subprefeitura Itaquera, além dos agentes da Força Tática Especial da região e da comunidade em geral.

Para acompanhar os trabalhos realizados, estava o subprefeito de Itaquera, a chefe de gabinete, Secretária-adjunta de Saúde, Célia Bortoletto, a coordenadora Regional de Saúde Leste, Claudia Afonso e também líderes comunitários que auxiliaram em alguns momentos.

O objetivo maior da operação foi chamar a atenção da população para colaborar e reforçar a importância do trabalho em conjunto para combater o mosquito, pois é com a ajuda e contribuição mútua de todos é que o mosquito será eliminado.

No primeiro balanço realizado em 2016 pela Secretaria Municipal da Saúde sobre a situação da dengue, os dados provisórios apontam que o município registrou, até a 2ª semana epidemiológica (de 03 a 16 de janeiro), 905 notificações da doença. Destas, 38 casos autóctones já foram confirmados, e os demais estão em investigação.

O prefeito Fernando Haddad regulamentou em dezembro a Lei 16.273/15, que autoriza o município a executar medidas preventivas nas situações de perigo à saúde pública em locais onde haja a presença ou evidência da existência de proliferação do mosquito transmissor de dengue, chikungunya e zika. A medida tem o objetivo de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti no município, eliminando a existência de possíveis focos de proliferação.

Vale reforçar algumas atitudes conscientes para eliminar o mosquito transmissor.

Como prevenir:

- Pratos de vasos de plantas devem ser preenchidos com areia;
- Tampinhas, latinhas e embalagens plásticas devem ser jogadas no lixo, e as recicláveis guardadas fora da chuva;
- Latas, baldes, potes e outros frascos devem ser guardados com a boca para baixo;
- Caixas d’água devem ser mantidas fechadas com tampas íntegras, sem rachaduras, ou cobertas com tela tipo mosquiteiro;
- Piscinas devem ser tratadas com cloro ou cobertas;
- Pneus devem ser furados ou guardados em locais cobertos;
- Lonas, aquários, bacias e brinquedos devem ficar longe da chuva;
- Entulhos ou sobras de obras devem ser cobertos, destinados ao lixo ou à “Operação Cata-Bagulho”;
- Cuidados especiais para as plantas que acumulam água, como bromélias e espadas de São Jorge: ponha água só na terra.