Zeca Baleiro faz série de shows gratuitos nos CEUs

Apresentações integram programação do Circuito Municipal de Cultura e acontecem dias 22, 23 e 28 de outubro

 Ele saiu do Maranhão, passou por Belo Horizonte (MG) e chegou a São Paulo, onde vive até hoje. Incorporando a cultura de cada um dos lugares por onde esteve, Zeca Baleiro fez com que a diversidade de ritmos musicais brasileiros que deparou pelo caminho se encontrassem em sua produção. O jovem maranhense, amante de sambas antigos, transformou-se, então, em um dos mais proeminentes músicos da atualidade.

“Não há eleição de gêneros no meu trabalho, porque gosto de tudo o que diz respeito à música popular, tudo me interessa. Há uma mágica por trás da canção que sempre me atraiu”, conta Baleiro, que irá apresentar um pouco de seu trabalho em uma série de shows gratuitos nos dias 22, 23 e 28, nos CEUs São Carlos (zona leste), Casa Blanca (zona sul) e Pêra Marmelo (zona norte), respectivamente. As apresentações integram a programação do Circuito Municipal de Cultura.

Entre mais de dez discos de estúdio lançados, em que atua como cantor, compositor e instrumentista, Baleiro também registra em sua trajetória gravações com nomes importantes da música, como Lenine, Zé Ramalho e Zé Geraldo, além de produções de trilhas sonoras para telenovelas e filmes. Contudo, sua habilidade literária não se concentra somente em suas poesias musicadas: ele ainda encontra tempo para se dedicar a escrever, tendo lançado dois livros de artigos e crônicas, “Bala na agulha: Reflexões de boteco, pastéis de memória e outras frituras” (Ponto de Bala, 2010) e “A rede idiota e outros textos” (Reformatório, 2014). “Meu pai era um leitor voraz e nos transmitiu o gosto pela leitura. Confesso que gostaria de ter lido mais, mas venho tentando ‘reparar’ essa falha do meu currículo nos últimos tempos”, brinca.

O repertório dos shows conta com canções de grande parte de seus álbuns, revisitadas em arranjos acústicos, e promete, ainda, “algo que talvez esteja no próximo disco”.

Serviço: | CEU Parque São Carlos. Rua Clarear, 643, Jardim São Carlos – São Miguel Paulista. Zona Leste. Tel. 2045-4250. Dia 22, 20h; CEU Casa Blanca. Rua João Damaceno, s/nº, Vila das Belezas. Zona Sul. Tel. 5519-5201. Dia 23, 20h; CEU Pêra Marmelo. Rua Pêra Marmelo, 226, Jardim Santa Lucrecia – Pirituba. Zona Norte. Tel. 3915-8745. Dia 28, 20h. Grátis