Prefeitura de São Paulo tapa mais de 219 mil buracos até agosto de 2015

Estimativa para o ano deve ser de mais de 328 mil buracos tapados, média mensal de mais de 27 mil

 A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA), tapou mais de 219 mil buracos no viário da cidade, o que equivale a uma área superior a 162,9 mil metros quadrados.

Para o ano, a projeção deve superar os 328 mil buracos, uma média mensal de mais de 27 mil. Além disso, a produção estimada de asfalto para este ano deverá superar as 205 mil toneladas. As estimativas são da Assessoria Técnica de Planejamento (Atplan), da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras.

Ao todo, 63 equipes integram os programas de tapa-buraco e recapeamento de vias da Prefeitura. A área total de vias que recebeu uma nova cobertura asfáltica até agosto deste ano supera o 1,413 milhão de metros quadrados, com uma média mensal de mais de 176,7 mil metros quadrados.


Malha viária

A cidade de São Paulo possui uma malha viária de mais de 17.000 km de vias pavimentadas. A grande maioria das principais vias é antiga, com 70 anos ou mais, e foi feita para condições pouco severas de uso. Aos poucos, essa malha vem sendo adequada às nossas novas e intensas solicitações de tráfego.

Um programa bem feito de conservação de pavimento, um dos principais serviços de zeladoria realizados pela secretaria, envolve, conjuntamente, o programa de tapa-buraco e o de recapeamento, serviços necessários e complementares.

O recapeamento, que é a raspagem e confecção total somente da capa de asfalto, melhora bem mais as condições de tráfego do que o serviço de tapa-buracos. Porém, em muitos casos a solução realmente definitiva deveria contemplar outros serviços, como a drenagem de toda uma região e o reforço das bases mais profundas do pavimento. E isso nem sempre é possível em determinado momento.

Além disso, as concessionárias de serviços públicos, como Sabesp, Comgás e Eletropaulo, para atender à crescente demanda da população, abrem as valas na via pública e, em muitas ocasiões, não refazem os remendos adequadamente e de imediato. A fiscalização da Prefeitura ocorre constantemente e, vale destacar, as empresas sofrem penalidades nas infrações.

Apesar de a Prefeitura informar às concessionárias sobre o Programa de Recapeamento, muitas vezes as concessionárias abrem novas valas logo após a execução do serviço. Esse problema desgastante é muito difícil e exige atenção intensa em função do tamanho da cidade e da enorme demanda dos munícipes pelos serviços


Aperfeiçoamento

Por isso, os métodos vêm sendo aperfeiçoados, conforme a evolução tecnológica de material, ferramental e de metodologia. Desta forma, há menos ocorrência de buracos nas vias devido à metodologia mais recente adotada e que a Prefeitura exige das empresas contratadas – e fiscaliza.

Em relação a possíveis desníveis na via por conta dos chamados ‘remendos’, isso se deve às características naturais do asfalto, que se presta justamente à pavimentação de vias de carro, porque é compreensível, flexível, responde à temperatura sem trincar, mas, em contrapartida, pode variar na altura.

Quando um buraco é tapado, sabe-se que, com o tempo, vai sofrer uma compactação até chegar ao nível de compactação do pavimento que está na via há anos.

Custos

A média de custos do serviço de recapeamento é de R$ 100 por metro quadrado de via. Assim, para que cada rua da cidade fosse recapeada, seriam necessários R$ 17 bilhões.
Por isso, se faz necessário elencar prioridades. Assim, as vias são escolhidas para receber recapeamento de acordo com o trânsito que recebem, com a intensidade do tráfego, a presença de transporte público, que tem de ser privilegiado também na qualidade do leito que os ônibus rodam.

Desta forma, as vias com tráfego mais intenso, como os corredores de ônibus, estão recebendo o asfalto-borracha, que é mais duradouro e adequado para o volume de veículos que recebem.

Além disso, a ação é priorizada de acordo com a avaliação de técnicos, a partir das indicações da população por meio das solicitações recebidas pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Prefeitura, pelo telefone 156, pelo portal www.prefeitura.sp.gov.br e nas 31 praças de atendimentos das subprefeituras, além de indicações da CET e da Secretaria de Transportes.