Classificados ao Jovem SUS escolhem unidades

Dos 9.700 candidatos, 800 foram aprovados. Projeto qualificará jovens para atuar na área da Saúde

 Os candidatos classificados para atuar no programa Jovem SUS começaram, nesta quinta-feira (10), a escolher as vagas nas unidades de saúde disponíveis. De 9.700 candidaturas 800 foram aprovados. Além de preparar para a formação da cidadania em Saúde, o Jovem SUS atuará na recolocação social produtiva da parcela de jovens atualmente desempregada e aberta à aprendizagem em 200 Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas seis regiões de saúde da cidade (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro).

Parte dos classificados compareceu no auditório da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), para serem apresentados ao projeto, conhecerem o cronograma de atividades e receberem uma cartilha com orientações. A partir do dia 21 parte do grupo já começará a se qualificar.

Uma das jovens mais animadas era Thamires Camurça Vieira, de 21 anos. “Esse projeto é uma excelente oportunidade para eu poder crescer profissionalmente e também ajudar a melhorar a qualidade de atendimento à população na unidade”, afirmou Thamires, que já foi atendente em uma loja. Ela escolheu atuar na UBS Silmarya Rejane Marcolino Souza, na Brasilândia (zona Norte).

Eliaquim Moreira, de 18 anos, também conseguiu escolher uma unidade próxima de onde mora, na UBS Jardim Ladeira Rosa, região da Freguesia do Ó (zona Norte). “Já fui operador de supermercado e agora terei a chance de auxiliar pessoas que necessitam de atenção especial na UBS”, disse.

Ingressar no Jovem SUS representará a volta à faculdade de odontologia para Laísa Souza, de 24 anos. “Fiz até o quarto semestre e fui obrigada a trancar por causa de dificuldades financeiras, mas agora vou voltar. Quando me formar, tenho o sonho de atender a população que realmente necessita, como vou fazer agora atuando como bolsista”, contou Laísa, que escolheu a UBS Sé (Centro).

Os classificados ainda terão esta sexta-feira (11) e os dias 14, 15 e 17 para fazer as escolhas. Nesses últimos três dias, as atividades serão realizadas no Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe) Luz e Itaquera. 

Após esse processo, haverá reconhecimento dos territórios de atuação. Neles, os tutores levarão o bolsista por um percurso de introdução aos diferentes serviços da rede pública de saúde e seus escopos de atuação. O próximo passo será a divisão do grupo, em turmas regionalizadas, para uma capacitação inicial sob coordenação da Escola Municipal da Saúde. Nesse período, será criada a Comunidade Virtual do Jovem SUS, destinada à troca de informações e dúvidas entre bolsistas e tutores.

Os bolsistas receberão R$ 827,40 por mês, durante um ano. Cumprirão seis horas diárias de atividades teórico-práticas, em um processo que atua na perspectiva da transformação social e integra as políticas de saúde da Prefeitura.