Subprefeitura Itaquera revitaliza rua Ítalo Azoni

Ações culturais, de lazer e melhorias para comunidade

No último domingo (06), aconteceu a reinauguração da rua ítalo Azoni, no distrito da Cohab ll, em Itaquera. O trabalho de melhoria foi em conjunto da Subprefeitura Itaquera com o Consórcio SOMA e a organização Cenário Urbano.

Cerca de 50 grafiteiros de vários coletivos, coloriram os muros da rua. Com diversos desenhos, os artistas se manifestaram através das tintas a fim de colaborar com a melhoria do local. Além do mais, várias atividades culturais e recreativas durante todo o dia movimentaram as ruas ao redor. Histórias contadas para a criançada, música - rap e samba -, poesia falada, brinquedos para crianças, algodão doce, cinema ao ar livre, tratamento de pele, rolimã, cortes de cabelo, pintura de rosto e artesanato.

A subprefeitura reforçou a iluminação existente e acrescentou mais pontos necessários, calçamento de toda a rua, pintura das paredes, limpeza e retirada de todo lixo e entulhos e plantio de árvores.

Uma das ruas mais conhecidas da região era conhecida como “cracolândia”, por conta da quantidade de usuários de droga que se utilizavam do espaço para ações ilícitas e pelo descarte irregular de lixo. Desde dezembro de 2014 a Subprefeitura de Itaquera fez trabalhos intensos e mensais para que a rua se tornasse um ponto de referencia cultural e também trouxesse tranquilidade à comunidade local, que a mais de 20 anos sofria com o que havia por ali. “Era uma tristeza. Muito lixo, mau cheiro, gente usando droga, colocavam até fogo aqui e a fumaça ia para as nossas casas” relata o aposentado Leonildo Palopolei sobre a antiga situação do local.

As crianças foram bem atendidas também. Várias atrações visavam a diversão delas. Entre os pequenos, estava o menino Cássio andando com rolimã junto a seus primos e irmãos. De acordo com ele, aquele espaço vai se tornar um lugar bem legal para ele ir brincar com os amigos da escola. No fim completou, “Está bem melhor aqui”.

A via Ítalo Azoni faz homenagem ao compositor e teórico italiano com o mesmo nome, nascido em 1853. Foi autor de sinfonias, música de Câmara e escritos sobre harmonia e canto coral. Faleceu em 1935.

André França é membro do coletivo cultural “Cenário Urbano” que foi o responsável pela realização das intervenções artísticas. Segundo ele, a empresa SOMA identificou o local como um ponto viciado de entulho e fez parceria com o grupo para propor uma ação de conscientização aos moradores visando o correto descarte de lixo. “Não queremos outras intervenções aqui, mas fazer com que os moradores sejam os zeladores do local”, reforça.

Foi um dia de muitas atividades e alegria para a comunidade da Cohab II. O legado da Italo Azoni fica para a comunidade que poderá utilizar mais um espaço de lazer e cultura na região.