5ª Pré Conferência Municipal de Mulheres

Itaquera e São Mateus realizaram no último sábado (15), no CEU Aricanduva

 A Subprefeitura de Itaquera foi representada por suas servidoras que participaram dos grupos de discussões. Foram formuladas propostas em cima das pautas estabelecidas pela organização. Divididas em sete grupos, cada um com sua pauta e diretriz com a responsabilidade de trazer propostas e indicar subsídios para a 5ª Conferência Municipal de Mulheres, convocada pelo Decreto nº 56.170 de 12 de junho de 2015. As diretrizes foram:


- Autonomia econômica, Trabalho e Desenvolvimento
- Educação e Gênero
- Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos
- Direito a Cidade e Mobilidade
- Enfrentamento a Violência
- Participação Politica e Controle Social
- Cultura e Comunicação não sexista


Visando a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, nos dias 18,19 e 20 de setembro as 32 Subprefeituras estão realizando reuniões e discussões para propor e formular propostas, diretrizes e subsídios de políticas para as mulheres na cidade de São Paulo. A 5ª CMPM tem por objetivos específicos:
Fortalecer o compromisso com a participação das mulheres nos espaços de decisão, controle social e poder, a maior democratização e promoção da igualdade, e a permanência das mulheres nesses espaços, com o objetivo de qualificar e garantir a participação, a formulação e o controle das políticas.
Fortalecer a relação entre o governo e a sociedade civil para maior efetividade na execução e controle das políticas para as mulheres, mediante diálogo e participação das diferentes representações das mulheres, dos movimentos e da sociedade paulistana, garantido a escuta e sistematização das demandas e necessidades mais sentidas por aquelas que constroem permanentemente essa cidade.


Estimular a criação e o fortalecimento das organizações feministas e de mulheres.
Apresentar balanço das ações, programas e projetos da SMPM no município de São Paulo.


Discutir e definir subsídios e recomendações para a construção do Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres.


Levar informações e estimular a atuação conjunta do Poder Público e da sociedade civil em torno de planos e metas comuns para as políticas para as mulheres.


Ampliar e consolidar políticas que garantam a autonomia econômica das mulheres por meio de ações que superem as desigualdades entre homens e mulheres nas relações de trabalho.


Enfrentar todas as formas de violência de gênero por meio de ações que permitam a autonomia das mulheres e sua ruptura com os ciclos de violência a que estão submetidas.


Fortalecer ações e programas que visem garantir as políticas públicas, respeitando e considerando a diversidade de etnia, raça, orientação sexual, identidade de gênero, geracional, e de classe, objetivando o fortalecimento do papel do Estado a frente sua responsabilidade de atuar para mudar valores e garantir o atendimento qualificado e humanizado às mulheres.


Discutir e definir subsídios, propostas e recomendações para a 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres de São Paulo e 4ª? Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres.


Finalizando a discussão, cada grupo trouxe suas propostas, dentro de cada diretriz e que serão levadas para 5ª conferência e formuladas para o 1º Plano Municipal de Politicas para as Mulheres.


A Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo será realizada em setembro de 2015. Ela representa um instrumento capaz de consolidar e avançar na efetivação de políticas públicas para as mulheres de forma participativa. A organização e construção buscam democratizar a gestão e a qualificar as políticas na perspectiva da igualdade de gênero e consolidação de direitos.


Para mais informações, datas e agendas acesse: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/politicas_para_as_mulheres/