Itaquera acolheu a 37ª festa das cerejeiras no Parque do Carmo

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera.

O Parque do Carmo recebeu nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto a 37ª edição da Festa das Cerejeiras em Flor. A festa contou com apresentações de danças folclóricas e taikos (tambores), além de barracas com comidas típicas, como o mandyu (doce recheado com massa de feijão azuki), yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti e tempurá. A festa foi organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Subprefeitura Itaquera.

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera.

Todos os anos a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como "hanami", de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.

O cultivo de cerejeiras na cidade de São Paulo começou na década de 1970, no Parque do Carmo, por influência da colônia de imigrantes e descendentes de japoneses na região, explica o presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, Pedro Yano.

No Bosque das Cerejeiras, cerca de 1500 pés das espécies Oshima, Himalaia e Yukiwari, já estão em fase adulta e prontas para a florada.

A florada das cerejeiras só ocorre em agosto e dura apenas alguns dias, e, é neste período que temos a oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa. A espécie Yukiwari estará no ápice da floração no próximo fim de semana, quando ocorrerá a festa.

De acordo com a dona de casa, Ana Rosa, um espaço tão bom igual ao parque do Carmo deve ser aproveitado, ainda mais quando ocorrem espetáculos da natureza, como neste fim de semana. “Eu fui com minha família toda e ninguém se arrependeu. Passamos o dia todo lá vendo aquela beleza de cerejeiras. No ano que vem eu volto com certeza.”

A programação da festa incluiu apresentações de danças folclóricas, shows musicais, taikos (tambores japoneses), karaokê, ginástica rítmica e quitutes da culinária japonesa como mandyu (doce recheado com massa de feijão azuki), yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti, tempurá, dorayaki, obentô, harumaki, guioza e temaki que foram vendidas nas barracas espalhadas pelo Parque entre outras.

As atividades tiveram início a partir das 9h, mas o Bosque das Cerejeiras estava aberto desde as 6h para que todos apreciem a florada da espécie Yukiwari, a estrela da festa deste ano, que aconteceu exatamente no dia do evento.

O evento contou ainda com a presença da vice prefeita, do subprefeito e a chefe de Gabinete prestigiando o evento.

A organização agradece a todos os presentes e organizadores que fizeram com muito carinho e dedicação a festa, preservando a tradição e trazendo conhecimento para a comunidade de Itaquera.