Itaquera recebe 37ª festa das cerejeiras no Parque do Carmo

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera.

 O Parque do Carmo receberá nos dias 31 de julho e 01 e 02 de agosto a 37ª edição da Festa das Cerejeiras em Flor. A festa contará com apresentações de danças folclóricas e taikos (tambores), além de barracas com comidas típicas, como o mandyu (doce recheado com massa de feijão azuki), yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti e tempurá. A festa é organizada pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Subprefeitura Itaquera.

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera.

Todos os anos a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como "hanami", de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.

O cultivo de cerejeiras na cidade de São Paulo começou na década de 1970, no Parque do Carmo, por influência da colônia de imigrantes e descendentes de japoneses na região, explica o presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, Pedro Yano.

Segundo ele, o primeiro plantio oficial foi em 1978, em comemoração aos setenta anos da imigração japonesa no Brasil. O Parque do Carmo possui hoje quase 4.000 “Sakuras”, nome em japonês da cerejeira ornamental.

No Bosque das Cerejeiras, cerca de 1500 pés das espécies Oshima, Himalaia e Yukiwari, já estão em fase adulta e prontas para a florada.

A florada das cerejeiras só ocorre em agosto e dura apenas alguns dias, e, é neste período que temos a oportunidade de conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa. A espécie Yukiwari estará no ápice da floração no próximo fim de semana, quando ocorrerá a festa.

A programação da festa inclui apresentações de danças folclóricas, shows musicais, taikos (tambores japoneses), karaokê, ginástica rítmica e quitutes da culinária japonesa como mandyu (doce recheado com massa de feijão azuki), yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti, tempurá, dorayaki, obentô, harumaki, guioza e temaki que serão vendidas nas barracas espalhadas pelo Parque entre outras.

As atividades terão início a partir das 9h, mas o Bosque das Cerejeiras estará aberto desde as 6h para que todos apreciem a florada da espécie Yukiwari, a estrela da festa deste ano, que acontece exatamente no dia do evento.


Serviço:
Data: 31 de julho e 01 e 02 de agosto de 2015
Horário: Sexta: 12h às 17h / Sábado e domingo: 9h às 17h
Local: Parque do Carmo – Portão 3 - Av. Osvaldo Pucci, s/nº, – Itaquera
Transporte: Linha 4050 – Metrô Itaquera- Parque do Carmo -Terminal de ônibus do metrô / Itaquera Plataforma E
A página do evento traz maiores informações: https://www.facebook.com/festadascerejeirasparquedocarmo