Subprefeitura Itaquera promove Oficina da Lei de Zoneamento

As subprefeituras Itaquera, São Mateus, São Miguel e Ermelino Matarazzo em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), realizaram no último dia 11, suas Oficinas da Revisão da Lei de Zoneamento.

 As subprefeituras Itaquera, São Mateus, São Miguel e Ermelino Matarazzo em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), realizaram, no último dia 11, suas oficinas da revisão da Lei de Zoneamento. O encontro aconteceu no CEU Azul da Cor do Mar – no bairro de Ermelino Matarazzo - e contou com aproximadamente 75 pessoas, entre diversas autoridades e líderes regionais, que foram conhecer um pouco das propostas para revisão do zoneamento da cidade, em especial nas áreas dos distritos administrados pela subprefeitura Itaquera e demais.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano tem o intuito de conduzir ações governamentais voltadas ao planejamento e desenvolvimento urbano do município. A subprefeita de Ermelino abriu a reunião falando da importância da participação popular no processo, que deverá desencadear uma série de mudanças na região. Em seguida, passou a palavra à secretaria responsável pelo desenvolvimento da cidade, que expôs em alguns pontos da revisão da Lei de Zoneamento, que foram modificados em prol da melhoria de qualidade dos munícipes.

Na sua explanação, a secretaria da Prefeitura explicou o cronograma das oficinas, seminários e audiências públicas; do que trata o zoneamento, que estabelece regras sobre áreas que podem ou não ter comércio, indústria, serviços, as chamadas zonas mistas e exclusivamente residenciais; as zonas de proteção ambiental; o que muda com as diretrizes apontadas pelo novo Plano Diretor Estratégico, que prevê desenvolvimento regional com a criação de mais áreas mistas, mas ao mesmo tempo, disciplinando o crescimento imobiliário com a verticalização nas regiões com mais oferta de transporte público, principalmente nas grandes avenidas, preservando o miolo dos bairros.

O público também foi convidado a se dividir em grupos de discussão, da onde saíram propostas que serão analisadas por técnicos da secretaria, podendo ou não ser incorporadas à revisão da Lei de Zoneamento. No primeiro semestre de 2015 acontecerão as audiências públicas na Câmara Municipal, onde a população poderá encaminhar outras propostas ao projeto de Lei que será votado pelo legislativo.