Itaquera recebeu sua 1ª Feira Gastronômica “Provando São Paulo”

Comidas de diversas nacionalidades e regiões do Brasil serviram ao apetite dos participantes do evento

Lucas Veloso

Nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, aconteceu na Praça da Arena Corinthians, a primeira edição do projeto “Provando São Paulo”, que visa disseminar as melhores coisas da cidade, por meio da gastronomia, da música e da arte. O início do evento foi às 11h, em ambos os dias.

O evento, organizado pela produtora integrada Bbaules com o apoio da Subprefeitura Itaquera, contou com diversas atrações, como exposições, músicas de diferentes gêneros e um cardápio gourmet a preços acessíveis, tudo isso oferecido em diversos FOOD TRUCKS - do inglês, "caminhão de comida" ou carro de comida. Além de diversas outras barracas montadas.

Entre os destaques, estava o Master Chef Jaime Conceição que, obteve o reconhecimento de suas habilidades culinárias na ultima edição do programa Masterchef Brasil, apresentado pela BAND. Para o professor de português e morador da COHAB l de Itaquera, é necessário que mais eventos como o “Provando SP” sejam realizados. “Pois quando o conhecimento gastronômico estiver enraizado, as pessoas vão começar a se programar para frequentarem, ao invés de escolherem um “fast food”, sendo que, nestas feiras gastronômicas se encontram comidas a preços justos e acessíveis além, de música boa”- disse.
Foram por volta de 20 food trucks, entre eles, veículos que dispõem de fama e visibilidade. Todos prepararam diversos lanches e opções saborosas para os participantes do evento. Um dos atrativos foi o “Ragú Búrguer”, um lanche composto por carne cozida num molho aromático com ervas finas, até desfiar, broto de feijão fresco, queijo, um molho e pão de hamburguer. E também, uma variedade de sucos naturais misturados com cana de açucar.

As tapiocas, massas, galinhadas, hambúrgueres, lanches na baguete, coxinhas, comidas chinesas, paletas mexicanas, doces, pastelaria, chopp, acarajé, temaki, sushi, cervejas importadas, pernil e comidas de diversas partes do mundo compuseram o cenário variado da feira.

De acordo com o projetista de plástico, Coniti Uada, “Por meio da feira é possível conhecer outras culturas gastronômicas. E outra coisa, projetos como este, devem ser multiplicados aqui em Itaquera!”.

No domingo, o grupo de Maracatu Cordão da Terra trouxe os instrumentos, roupas típicas e toda a sonoridade do Maracatu, tradicional manifestação cultural brasileira. O grupo musical Coisa de Família ainda realizou apresentações de samba de raiz. O estilo jazz esteve presente com o grupo Chaiss na Mala. Outras musicalidades, como chorinho, MPB, rock e forró também deram sonoridade ao ambiente.

A cena cultural contou ainda com a uma exposição do projeto “Índios na Cidade” da ONG Opção Brasil, que expôs na feira um pouco da historia, da cultura, dos hábitos e dos artesanatos, que foram comercializados com renda totalmente revertida para o projeto. O local acolheu a apresentação do “Toré”, uma típica dança indígena de festa e comemoração.

Uma das presentes mais ilustres foi a da jornalista Ana Paula Padrão que, compareceu na feira e experimentou o “Ragú Búrguer”.

“Estou extremamente feliz em participar. Espero que outras subprefeituras apoiem esta iniciativa, sobretudo em bairros mais distantes do centro, pois isto só engradece o próprio bairro e todo o território de São Paulo”, afirmou o também Masterchef, Flávio Takemoto, do mesmo programa.