UBS Vila Santana realiza formatura do grupo de aleitamento materno

No evento estiveram presentes mais de 150 pessoas, entre profissionais da saúde e moradores da região

Lucas Veloso

A UBS Vila Santana realizou a formatura do Grupo de Aleitamento Materno de Itaquera nesta última semana de dezembro, no Auditório da Subprefeitura de Itaquera. No evento estiveram presentes mais de 150 pessoas, entre profissionais da saúde e moradores da região.

Para quem não sabe, o principal objetivo do grupo é promover e incentivar ainda mais o aleitamento materno até o 6º mês de vida do bebê, oferecendo orientações gerais para as mães sobre o desenvolvimento e cuidados com os bebês, contribuindo com o fortalecimento entre mamãe e bebê através do auxílio dos usuários juntamente com a unidade, oferecendo assim suporte psicológico as mães com inseguranças iniciais nos primeiros meses de vidas de seus bebês.

“Estes meses foram ótimos e aprendi muito da importância de um alimento simples, mas que representa muito para a criança: o leite materno”, foi o que disse Rosilene Cunha, mãe de um bebê de 7 meses, também participante do grupo de aleitamento.

Vale salientar ainda que o aleitamento materno é o melhor alimento que deve ser oferecido de forma exclusiva aos bebês até os seus 6 meses de vida, já que o mesmo nutre os pequenos da melhor forma possível protegendo-os de doenças e infecções, nutrindo também a mamãe através da troca de olhares, em um momento mágico e único que é a amamentação.

A celebração acontece semestralmente e passou a ocorrer na Subprefeitura após o aumento do grupo de bebês e mães atendidos. A cada formação, cerca de 20 crianças participam da formatura e recebem certificado.

Para a enfermeira responsável pelo projeto Helena Albuquerque da Silva, “é muito gratificante e enriquecedor o vínculo da criança com a mãe após as lições de aleitamento dado a elas”

O evento contou com as presenças da representante da primeira dama da cidade de São Paulo, a responsável pela APS, diversos servidores da saúde e idosos que frequentam a UBS, além do subprefeito e chefe de gabinete.