Na Arena Corinthians, equipe do Japão é campeã da Danone Nations Cup

O bairro inteiro se mobilizou em torno desse grande evento internacional

Lucas Veloso

No último domingo, dia 16 de novembro, a partir das 10h30, o estádio Arena Corinthians, em Itaquera, zona Leste da capital, recebeu a final da “Danone Nations Cup 2014” (Danone Copa das Nações), uma competição que está em sua 15ª edição e pela primeira vez em solo brasileiro.

Depois de um jogo disputadíssimo, a equipe do Japão levou a melhor e conquistou a Danone Nations Cup após fazer 1 a 0 sobre o Paraguai.

Trinta e dois países pisaram no gramado da Arena Corinthians neste domingo. Com o campo dividido, as equipes alegraram a torcida, que compareceu em bom número, e brigaram pelas melhores posições. Na decisão final, Japão e Paraguai lutaram com muita garra pelo título, com o Japão levando a melhor.

Com o apoio da Subprefeitura Itaquera, o torneio é reconhecido mundialmente, reunindo o padrinho brasileiro, o eterno capitão do Penta, Cafu, além de cerca de 400 crianças, de 10 a 12 anos, de 32 países. Entre os jogadores, dois times formados por crianças de Itaquera disputaram um dos jogos, o que gerou muita alegria entre eles, segundo os pais que acompanharam de perto o evento.

Além dos jogos da final do torneio, houveram espaços recreativos nas dependências do estádio, como atividades esportivas e lúdicas sobre educação alimentar e apresentações musicais, com diversas bandas, entre elas, Fresno e o grupo Turma do Pagode que encerrou com chave de ouro o evento.

Vale lembrar ainda que antes do torneio começar as equipes que disputaram os jogos finais passaram por seletivas regionais e nacionais em seus países de origem. No caso do Brasil, essas disputas ocorreram no início do ano e reuniram 43 times, totalizando cerca de 5 mil crianças de clubes, escolas públicas e particulares, e escolinhas de futebol.