Prefeitura abre licitação para melhoria de passagens sobre córregos

Ao todo, 89 pontos de 21 subprefeituras terão suas passagens reformadas

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, por intermédio da Superintendência das Usinas de Asfalto, publicou em Diário Oficial desta quinta-feira (13/11), abertura de licitação na modalidade pregão eletrônico, para aquisição de aduelas de concreto armado pré moldado, para a reconstrução de pontes de pedestres que passam exclusivamente por córregos da capital.

A abertura do pregão ocorre em 28 de novembro e a empresa vencedora será responsável por reformar as antigas “pinguelas” com uma nova estrutura chamada de aduelas – estruturas de concreto pré fabricadas e hidraulicamente adequadas para garantir a fluidez do córrego e criar uma passagem segura dos pedestres.

O objetivo dessas intervenções é de garantir melhor acesso e maior segurança aos usuários, eliminando eventuais riscos em função das condições até precárias de algumas dessas travessias. Em algumas regiões, as estruturas comportarão a passagem de carros, como a obra da rua Pero Nunes, na subprefeitura Aricanduva/Formosa, que é o projeto inicial deste programa e deve ser entregue até o final do mês. Além deste, a licitação deverá contemplar “pinguelas” de outras 20 subprefeituras.

Numa primeira etapa do programa, serão contemplados 33 locais das subprefeituras: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Ermelino Matarazzo, Freguesia/Brasilândia, Guainases, Ipiranga, Itaquera, Itaim Paulista, Jabaquara, Jaçanã/Tremembé, Parelheiros, Penha, Pirituba/Jaraguá, Perus, Santo Amaro, Santana/Tucuruvi, São Mateus e São Miguel.

Sobre o projeto piloto

A obra, no córrego Rapadura, na Vila Carrão, teve início ao custo de R$ 280 mil e está em fase de finalização. A escolha inicial se deu devido à necessidade viária local, além de ser uma antiga reivindicação da população.

Cada um dos 89 locais que receberão intervenções foi indicado pela subprefeitura local. Além da instalação das aduelas, também é realizada a adequação das pistas nas extremidades dessas travessias e a adequação do sistema de drenagem do local e do leito carroçável, se necessário