Avenida Calim Eid, na Zona Leste, ganha ciclovia a partir desta quarta-feira, 12/11

Percurso de 1,2 km dá acesso aos bairros de Artur Alvim e A E Carvalho e futuramente fará a ligação com região de Vila Ré e São Miguel Paulista, além da Marginal Tietê e Rodovia Ayrton Senna. Novo percurso de 1,2 km totalizará 175,5 km de ciclovias na cidade

A partir desta quarta-feira, 12/11, a cidade passa a contar com 175,5 km de vias destinadas aos ciclistas. A CET entrega um novo trecho de ciclovia aos moradores da região de Artur Alvim, Zona Leste da cidade, na Avenida Calim Eid. O trecho com 1,2 km de extensão, estará disponível no trecho entre o Viaduto Milton Leão/Rua Catende e a Rua Benedito Otoni, proporcionando acesso aos bairros de Artur Alvim e A E Carvalho.

Do total de ciclovias existentes na cidade, a atual gestão inaugurou 112,5 km desde junho deste ano. Portanto, antes, São Paulo só possuía 63 km. A meta da Prefeitura é viabilizar uma malha de 400 km até o fim de 2015.

“Estamos ampliando nossa rede cicloviária nos mais diversos pontos da cidade, trata-se da construção de uma malha que fará ligações com pontos estratégicos de mobilidade, como terminais de ônibus e estações do metrô, além de equipamentos como escolas, praças e bibliotecas”, afirma o secretário municipal de transportes, Jilmar Tatto.

O traçado será unidirecional em ambas as pistas da Avenida Calim Eid, junto ao canteiro central e no mesmo sentido do fluxo veicular. Neste primeiro trecho, haverá semáforos exclusivos para ciclistas junto aos cruzamentos da Calim Eid com as ruas Carlos Maria Steimberg e Benedito Otoni.

Não haverá alteração no sistema viário. A Ciclofaixa Operacional de Lazer, ativada aos domingos e feriados nacionais, no corredor Tiquatira-Av. Calim Eid-Av. Dom Helder Câmara-Av. Gov. Carvalho Pinto continuará sendo montada, normalmente.

Recomendações ao Público

  • Respeite a sinalização;
  • Respeite a ciclovia desde o início da implantação da mesma;
  • Por se tratar de uma ciclovia a ser utilizada pelo público em geral (adultos, crianças e idosos), não se destina à prática de atividades desportivas de ciclismo, devendo ser percorrida em velocidade compatível;
  • Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
  • É proibida a utilização da ciclovia por pedestres.

Fale com a CET - Ligue 1188. Atende 24 horas para informações sobre trânsito, ocorrências, remoções, reclamações e sugestões.

Fonte: Departamento da CET