Subprefeitura de Itaquera exibe filmes em sala especial

Escolas e associações do bairro já utilizam o espaço com regularidade há 3 anos

Lucas Veloso

Na última sexta-feira, houve a exibição do filme “Chocolate” a partir das 15h, na sala de cinema exclusiva da subprefeitura de Itaquera. A apresentação do filme foi realizada graças a uma parceria firmada entre a CCMI (Centro de Cidadania de Mulheres de Itaquera) e o Fórum do Idoso. Estiveram presentes na exibição 110 idosos, sendo 30 idosos do Abrigo Casa do ancião de S. Miguel Paulista.

Para quem não sabe, o filme exibido conta a história de Vianne Rocher, uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos que juntas resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que passa para a população a certeza de que o negócio não vai durar muito tempo. Porém, aos poucos, Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar de seus deliciosos produtos, transformando assim o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

E mais, a sala de cinema que fica localizada no prédio da Subprefeitura de Itaquera é um projeto que nasceu da parceria entre a Subprefeitura de Itaquera e algumas produtoras e órgãos públicos voltados à difusão do cinema nacional. O espaço foi inaugurado em 30 de junho de 2011, com a exibição do filme “É Proibido Fumar” de Anna Muylaert, passando a atrair muitas pessoas ao local.

Desde então, a sala de cinema já trouxe à região de Itaquera diversos filmes durante seus 3 anos de existência, inclusive o encerramento da 8ª Mostra do Cinema Negro, que aconteceu neste mesmo ano. A sala realiza as exibições com títulos de filmes selecionados para a formação de público de cinema não comercial, e desde então já passaram pela sala de cinema mais de 10 mil espectadores.

Segundo a representante da Subprefeitura no projeto, “não há restrição de público, sendo assim recebemos pessoas de todas as idades e seguimos apenas a restrição da classificação etária imposta pelo filme a ser exibido. Além da região de Itaquera, chegam pessoas de muitos lugares, como Arthur Alvim, São Miguel, Vila Matilde, Tatuapé, Vila Mariana e Itaquera.

Este ano a sala de cinema especial também já consolidou uma nova parceria contando a partir de agora com o apoio do Sesc Itaquera, que já exibiu a mostra de curtas do exterior, voltado exclusivamente para as crianças.

Lembrando que as sessões de cinema acontecem a partir de um prévio agendamento. E o melhor de tudo é que a entrada é gratuita, bastando informar com antecedência a data e o horário de exibição do filme através do telefone 2079-1691 ou pelo e-mail: iaoliveira@prefeitura.sp.gov.br