Aniversário do Conjunto José Bonifácio será comemorado com show

15/06/2007 - Itaquera

 

Neste domingo, 17/6, a Subprefeitura de Itaquera, em parceria com a Rádio Transcontinental, realiza um grande show em comemoração aos 27 anos do Conjunto Habitacional José Bonifácio. O evento acontece, das 11 às 18 horas, na Praça Brasil. No total, serão 16 grupos musicais, dentre eles: Exaltasamba, Pixote, Sensação e os Travessos. No ano passado, mais de 12 mil pessoas curtiram as atrações.


Um pouco de história

O Conjunto Habitacional José Bonifácio, em Itaquera, foi inaugurado pelo presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, que governou o país de 1979 a 1985. Neste período, devido à ausência de estrutura urbana, inclusive de transporte público coletivo, a região ficava muito distante do Centro. Financiado pelo BNH, o Conjunto foi projetado para acolher a população de baixa renda, tornando Itaquera num dos primeiros núcleos populares de habitação.


Depoimento

A presidente do Clube de Mães Raios de Luar, Ademilde Bete S. Morais, 52 anos, conta que se chateou quando teve de sair do Pari para morar no Conjunto José Bonifácio, em 1982. “No começo foi difícil porque estava acostumada a morar perto do Centro e do comércio”, A líder comunitária recorda que chorou muito com a mudança. Mas se não bastasse a distância, o Distrito era desprovido de saneamento básico, equipamentos sociais e iluminação pública. “Só tinha asfalto”, recorda.

Aos poucos, foi ocorrendo uma verdadeira revolução na comunidade. Organizados numa Comissão de Síndicos, os moradores lutaram por melhorias como a construção de muros ao redor dos prédios, luz para as ruas, equipamentos públicos (escolas, postos de saúde, creches etc). Nesta época, o metrô chegava ao bairro da Penha e os primeiros pontos comerciais iam surgindo. Hoje, segundo a líder, o Conjunto tem quase tudo e confessa que já se esqueceu do Pari. “Se eu sair daqui hoje eu choro”, finaliza.


Curiosidades

A famosa Praça Brasil, um dos pontos de referência do Conjunto José Bonifácio, recebeu o nome oficial de Praça Mãe Menininha do Gantois. Conta o funcionário público João Bosco da Costa que o nome popular surgiu durante a visita de inauguração feita pelo então presidente Figueiredo. “Quando nos perguntaram o nome da Praça onde iria ocorrer o evento, alguém disse: é Praça Brasil”, relembra o servidor. Assim foi batizada a conhecida Praça, que no passado concentrou o mais importante centro comercial do bairro, hoje desativado pelo avanço das grandes redes de hipermercado. Agora, este espaço está sendo usado por entidades sociais atuantes na região.

Costa lembra que o caráter popular, que influenciou o projeto arquitetônico do Conjunto, trouxe algumas seqüelas que foram contornadas pelo Poder Público ao longo do tempo. Conforme o servidor, quem elaborou arquitetonicamente o Conjunto, não imaginou que um dia os mutuários de baixa renda pudessem ter carro, telefone e outros bens. “Os prédios não tinham vagas de estacionamento nem cabos para telefone”, lembra Costa.


Obras de melhoria para os moradores do Conjunto

Em atenção aos cerca de 110 mil habitantes do Distrito de José Bonifácio, distribuídos nos 19 bairros, que ocupam uma área de 14,1 Km2, a Subprefeitura de Itaquera realizou desde 2005, inúmeras obras que elevaram a qualidade de vida da população local. Dentre elas, destacamos: a extensão da avenida Nagib Farah Maluf; a revitalização Centro de Esportes, localizado na Praça Brasil; a pavimentação de seis ruas no Conj. São José Operário; a construção do acesso Perseverança que permite a passagem de cerca de mil pessoas/dia na Rua João Pedro Luna; as reformas dos CDC´s José Bonifácio e Itaquera (Jd. Morgante) e dos Clubes da Cidade José Bonifácio e Gerdi Gomes. Além disso, os jovens moradores do Conjunto têm o Parque Raul Seixas para praticarem atividades físicas e de lazer.