SMDHC realiza o 2º Diálogo da Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa

Proposta foi ampliar o debate para além dos idosos, compreendendo as nuances do preconceito e identificando as diferentes formas de discriminação social, racial e de gênero

A Coordenação de Políticas para Idosos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realizou na quarta-feira, dia 20, na Subprefeitura de Itaquera, zona leste, o 2º Diálogo da Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa.  O evento contou com um público de aproximadamente 120 pessoas, composto, principalmente, por moradores da região e participantes do Fórum do Idoso de Itaquera.

Organizado em parceria com as secretarias municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), Políticas para as Mulheres (SMPM), Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) e Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o encontro teve como objetivo criar um espaço de reflexão sobre as diversas formas de violações de direitos que atingem estas populações.

A proposta foi ampliar o debate para além dos idosos, compreendendo as nuances do preconceito e identificando as diferentes formas de discriminação social, racial e de gênero. O Diálogo buscou criar uma consciência comum sobre as violações sofridas, como forma de fortalecer estes grupos sociais e difundir as informações necessárias para que a violência contra eles possa ser denunciada e superada.

A violência contra a pessoa idosa é crime previsto pela Lei 10.741. Ainda assim, as diversas formas de agressão estão presentes, diariamente, em todas as instâncias e espaços de convivência – na família, nas ruas, nos serviços públicos e privados – e tem crescido de forma alarmante na cidade de São Paulo.

Para romper o silêncio que costuma envolver esse tema, a Prefeitura de São Paulo lançou, em 2013, a Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, com o objetivo de avançar na garantia dos direitos da pessoa idosa, fortalecer o diálogo sobre esse tema e enfrentar a violência. Além da veiculação de material publicitário informativo, a campanha é composta por diálogos, oficinas e seminários em diversas regiões da Cidade.

Fonte: Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania