Itaquera recebe a 36ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo

Festa acontece nos dias 02 e 03 de agosto e terá apresentações de danças folclóricas e taikos (tambores), além de barracas com comidas típicas orientais

Lucas Veloso

O Parque do Carmo, localizado no bairro de Itaquera, receberá neste final de semana,  02 e 03 de agosto, a tradicional Festa das Cerejeiras em Flor, a partir das 9h. O evento está em sua 36ª edição e é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil com o apoio da Prefeitura do Município de São Paulo.

A cerejeira é a árvore símbolo do Japão e tornou-se a marca dos descendentes da comunidade nipônica que vive na região de Itaquera, zona leste de São Paulo. Todos os anos a comunidade japonesa pratica um ritual, conhecido como "hanami", de sentar sob as cerejeiras e contemplá-las durante um bom período. O vento sopra as delicadas pétalas das flores fazendo com que elas se espalhem produzindo um belíssimo espetáculo da natureza, tal como acontece no Japão.

 

O cultivo de cerejeiras na cidade de São Paulo começou na década de 1970, no Parque do Carmo, por influência da colônia de imigrantes e descendentes de japoneses na região, explica o presidente da Federação de Sakura e Ipê do Brasil, Pedro Yano. Segundo ele, o primeiro plantio oficial foi em 1978, em comemoração aos setenta anos da imigração japonesa no Brasil.

 

A florada das cerejeiras só ocorre em agosto e dura apenas alguns dias, e, é neste período que os visitantes podem conferir os caminhos formados pelas flores em tons de rosa.

 

A programação da festa inclui apresentações de danças folclóricas, shows musicais, taikos (tambores japoneses), quitutes da culinária japonesa como mandyu (doce recheado com massa de feijão azuki), yakissoba, udon (macarrão ensopado), sakura moti, tempurá, dorayaki, obentô, harumaki, guioza e temaki que serão vendidos nas barracas espalhadas pelo parque.

Serviço:

36ª Festa das Cerejeiras

Data: 02 e 03/08

Horário: 9h às 17h

Local: Parque do Carmo – Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, – Itaquera