Em junho, a Subprefeitura Itaquera retirou cerca de 67,5 mil toneladas de lixo das ruas

Objetivo das operações cata-bagulho é proporcionar à população a possibilidade de descartar, de forma correta, materiais em desuso

Lucas Veloso

A Supervisão de Limpeza Pública da Subprefeitura Itaquera realizou, em junho, quatro operações Cata-Bagulho que resultaram no recolhimento de 67.540 toneladas de lixo e entulho das ruas. Os bairros beneficiados no período foram a Vila Campanella e Cidade A. E. Carvalho. A operação cata-bagulho visa ao recolhimento de objetos considerados sem utilidade pelos moradores, como móveis velhos, colchões, pedaços de madeira e eletrodomésticos quebrados.

O resultado dessas operações auxilia também no combate ao descarte irregular em vias públicas ou margens de rios e córregos. O despejo clandestino nessas áreas, além de prejudicar a conservação do espaço público (podendo ainda gerar obstrução do sistema de drenagem, com possibilidade de alagamentos e até enchentes), é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 14 mil em caso de flagrante.

Para que a ação seja feita de forma organizada, a Subprefeitura recomenda que a população coloque os objetos em suas calçadas com uma hora de antecedência, de acordo com a programação, atentando para os horários e para as vias que serão percorridas.

É importante ressaltar que, eventualmente, pode ocorrer alguma alteração no percurso, em função da disponibilidade de transporte e de funcionários, além das necessidades regionais. Por isso, os moradores precisam consultar o site da Subprefeitura na véspera da ação.

Se o morador quiser descartar algum objeto sem utilidade, mas sua rua não está contemplada na operação Cata-Bagulho, é possível solicitar que a Subprefeitura inclua a via na programação do serviço, pelo telefone 156, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), no site da Prefeitura (www.capital.sp.gov.br), nas Praças de Atendimento. As ações são realizadas todos os sábados, das 8h30 às 13h30.

Outra opção é levar o material em desuso a um dos Ecopontos espalhados pela cidade com, no máximo, 1 metro cúbico de entulho (volume equivalente a uma caixa d’água de mil litros).

Confira o endereço dos Ecopontos de Itaquera:

Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis (Ecoponto)

• Avenida Osvaldo Valle Cordeiro, 401 - Cidade Líder

• Rua Manuel Alves da Rocha, 584 - Parque Guarani