Prefeitura divulga preparativos da cidade para o dia do jogo do Brasil na sexta

Horário do rodízio de veículos será das 7h às 20h e faixas exclusivas de ônibus terão funcionamento em período integral. Recomendação é que as pessoas optem por transporte coletivo. Vila Madalena e Centro terão operação especial

Para amenizar os impactos no trânsito provocados pela saída antecipada dos trabalhadores nesta sexta-feira (4) que vão assistir ao jogo entre Brasil e Colômbia, a Prefeitura de São Paulo implantará medidas de trânsito já adotadas em outros jogos da Copa do Mundo. A partida será realizada às 17h, em Fortaleza (CE).

O horário de rodízio de veículos será estendido das 7h às 20h, para veículos com placas finais 9 e 0. Com a ampliação do rodízio, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) estima que haverá uma redução de 20% na quantidade de veículos em circulação na capital.

As faixas exclusivas de ônibus à direita que operam somente nos horários de pico terão o funcionamento estendido por todo o dia para melhorar o desempenho do transporte coletivo. O estacionamento nessas vias também estará proibido. A administração municipal orienta os cidadãos para que sempre que possível optem pelo transporte coletivo.

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretamento (ZMRF) estão mantidas neste dia. Também está proibida a circulação de veículos que transportam produtos perigosos ao longo do dia. Na véspera do jogo, dia 3, a proibição é válida das 16h às 24h.

A Prefeitura recomendou a saída escalonada dos trabalhadores para amenizar o congestionamento nas ruas e avenidas antes do jogo. No serviço público municipal será ponto facultativo a partir das 12h. Já o expediente nas agências bancárias será das 8h30 às 12h30, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).


Fan Fest
Para diminuir o fluxo de veículos no Centro, a Prefeitura realizará uma operação de macrobloqueio na Fan Fest, impedindo a circulação de veículos particulares por ruas do entorno do Vale do Anhangabaú. O bloqueio será das 12h às 21h nas ruas Coronel Xavier de Toledo, junto à Avenida São Luís, e Sete de Abril; Ladeira da Esplanada e Viaduto do Chá. Também poderá ocorrer bloqueio na Rua Líbero Badaró se houver ocupação da via por parte do público.

Como parte da programação, às 11h será realizado um flash mob (performance coletiva) com cerca de 500 crianças e adolescentes que participarão do programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal de Educação. A coreografia durará cinco minutos com músicas nacionais e internacionais. A Fan Fest será aberta ao público às 12h com controle de entrada e orientação aos usuários. As vias do seu entorno também serão sinalizadas. Às 13h começará a transmissão do primeiro jogo das quarta de final da Copa do Mundo entre França e Alemanha. Às 17h, será a transmissão do jogo do Brasil e Colômbia.

A cidade também terá três pontos de exibições públicas do jogo do Brasil: Parque Jacuí, na região de São Miguel, na zona leste; na Praça do Samba, em Perus, na zona norte; e na Praça João Tadeu Priolli, em Campo Limpo, na zona sul.

Nesses locais não há previsão de bloqueio fixos, mas a CET poderá fazer bloqueios operacionais, se ocorrer aglomeração de pessoas nas praças.


Vila Madalena
A Prefeitura de São Paulo, juntamente com a Policia Militar, implementará na sexta-feira (4) uma série de ações na região da Vila Madalena, que inclui bloqueios viários, proibição de estacionamentos em horário integral, controle de acessos e ações de fiscalização visando coibir o comércio irregular de ambulantes principalmente na venda de bebidas alcoólicas e alimentos.

Os bloqueios da CET começam às 10h na região do chamado "quadrilátero", cujos pontos são ligados pelos seguintes cruzamentos:
- Rua Wisard x Rua Girassol 
- Rua Girassol x Rua Aspicuelta 
- Rua Aspicuelta x Rua Simão Alvares 
- Rua Simão Alvares x Rua Ministro Costa e Silva 
- Rua Mourato Coelho x Rua Inácio Pereira da Rocha 
- Rua Inácio Pereira da Rocha x Fidalga
- Rua Morás x Rua Wisard 
- Rua Fradique Coutinho x Rua Purpurina 
- Rua Fidalga x Rua Purpurina 
- Rua Mourato Coelho x Rua Cardeal Arcoverde (bloqueio móvel)

O bairro terá 160 banheiros químicos nas ruas, atuação de agentes de fiscalização de ambulantes, funcionários do PSIU, incremento nos serviços de limpeza, entre outras ações organizadas pela prefeitura para proporcionar maior conforto e segurança para moradores e transeuntes ocasionais. 

Por força da lei municipal 12.879/99, os bares e restaurantes devem fechar à 1h de sábado. Entre 1h e 2h, começa o trabalho de desconcentração, uma abordagem para explicar às pessoas a necessidade de deixarem o local. Às 2h começa a ser feita a limpeza na região.

A SPCopa avalia que não há necessidade de mudar o esquema de segurança na Vila Madalena, e que o incidente da madrugada de quarta-feira (2) foi pontual. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da SPCopa