Hoje, 1º de julho, tem jogo na Arena Corinthians. Prefeitura apresenta orientações para torcedores argentinos

Expectativa é que mais de 70 mil torcedores argentinos venham para acompanhar a partida contra a Suíça

A Prefeitura de São Paulo apresentou na última sexta-feira, 27 de junho, as ações para receber os torcedores argentinos que chegaram a São Paulo para acompanhar a partida entre Argentina e Suíça. O jogo acontece hoje, terça-feira, dia 1º de julho, às 13 horas, na Arena Corinthians, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2014.

A expectativa, de acordo com a Secretaria Municipal de Relações Internacionais, é que pelo menos 70 mil torcedores argentinos tenham chegado neste fim de semana por meio aéreo e terrestre. Boa parte desses torcedores chegarão sem ingresso. Por conta disso, a administração municipal tomou providências para evitar transtornos que podem ocorrer com as aglomerações.

“O jogo da Argentina é especial por conta do número de torcedores. Recebemos outros torcedores internacionais em outros jogos, mas por se tratar de um jogo eliminatório e já tivemos a experiência em outras cidades com grande fluxo de argentinos, esperamos que São Paulo possa receber, como recebeu os outros torcedores, de uma forma calorosa e afetiva”, afirmou o secretário de Relações Internacionais, em entrevista coletiva no Centro Aberto de Mídia (CAM).

A administração municipal orienta àqueles que vierem de motorhome ou outro tipo de acomodação móvel que estacionem no Sambódromo, localizado na zona norte e que estará disponível a partir de sábado (28), com 400 vagas. O autódromo de Interlagos, na zona sul, vai receber os torcedores a partir de segunda-feira (30), com 150 espaços. Os dois endereços estão a menos de dois quilômetros da rede de trens e metrô.

Para esses torcedores que se deslocarão por meio terrestre, serão distribuídos materiais de orientação de como funciona a cidade, para onde se dirigir e informações nos pedágios das rodovias Castelo Branco e Régis Bittencourt. “Essa é mais uma operação da cidade de São Paulo para receber bem os turistas. Até agora tivemos quatro jogos, faltam dois e todos eles, do ponto de vista logístico e de acolhimento dos torcedores, com operações de muito sucesso”, disse o secretário.

Aqueles que não tem hospedagem garantida em hotéis ou casas particulares, podem optar pelos hostels, que possuem diárias a partir de R$ 50 e ainda têm vagas. A relação desses hostels e também de acampamentos está disponível no endereço www.cidadedesaopaulo.com. De acordo com o secretário, ainda há ofertas de hotéis baratos e albergues em São Paulo. Basta entrar nos sites de reservas ou de turismo da cidade. Segundo ele, como a rede hoteleira da cidade é muito maior que outras cidades, compatível com o que a cidade está acostumada a receber com o turismo de negócios, ainda há espaço.

Torcedores sem ingresso

Para quem não tem ingresso, a recomendação é que os torcedores procurem programas alternativos nos dias em que estiverem na cidade. A cidade de São Paulo possui cerca de 20 mil restaurantes e 15 mil bares espalhados por várias regiões da cidade. As regiões da Avenida Paulista e Rua Augusta e os bairros de Pompéia, Perdizes e Vila Mariana são ótimas opções para ver os jogos em grupos por concentrar muitos bares. Outros bairros que também se destacam pela quantidade e variedade de bares são a Bela Vista (Bixiga), Itaim Bibi, Vila Nova Conceição e Vila Olímpia, além da região da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Aplicativos como “Restorando”* e “Grubster”* podem oferecer dicas para os turistas.

Um posto móvel do Consulado da Argentina foi montado no Parque Trianon, na região da Avenida Paulista, para dar orientações. Um dos alertas é a atenção à legislação brasileira, que proíbe o motorista dirigir depois de ingerir bebida alcóolica. A infração é passível de multa e, em alguns casos, o veículo pode ser apreendido. 

Além disso, quem não tem ingresso não deve ir à Arena Corinthians. A circulação de veículos nas proximidades do estádio também é restrita, com fechamento de vias importantes no dia do jogo. A administração alerta que a atividade dos cambistas é ilegal, e o torcedor corre risco de comprar um ingresso falso.

Torcedores com ingresso

Se o torcedor tiver ingresso para o jogo, a orientação é usar o transporte público para ir ao estádio e desembarcar na estação de acordo com o tipo de entrada adquirida. Os torcedores que têm ingresso para a Entrada Oeste da Arena Corinthians, deverão desembarcar na estação Artur Alvim da Linha 3-Vermelha do Metrô. Já os torcedores que tiverem ingressos para a Entrada Leste do estádio, deverão descer na estação Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha do Metrô. Esses torcedores contarão ainda com a opção da Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com trens expressos que sairão da Estação Luz até Corinthians-Itaquera. O “Expresso Copa” começa a circular às 9h e levará o torcedor até o estádio em 19 minutos.

Outra recomendação é que o torcedor se programe para chegar à Arena Corinthians com antecedência – o portão do estádio abre às 10h – e já comprar o bilhete de volta do trem ou do metrô. O torcedor também deve tomar cuidado com os seus ingressos, pois a Fifa não repõe as entradas perdidas ou furtadas no dia do jogo.

“Existe uma questão cultural do argentino, que mesmo sem ingresso, ele vai ao entorno para torcer, cantar e alentar, o que será dificultado em Itaquera. Ao contrário dos outros estádios em que jogou no Brasil, o estádio de Itaquera fica afastado do Centro, a 20 quilômetros e o cordão de isolamento, que funcionou bem em outros jogos, será reforçado. Então, quem não tem ingresso, não vá ao entorno do estádio, porque não se divertirá lá”, disse o secretário de Relações Internacionais.

Fan Fest

Assim como já tinha sido adotado no último jogo do Brasil, a Fifa Fan Fest terá seu perímetro de bloqueio para veículos particulares ampliado. Assim como a Radial Leste, que dá acesso a Arena Corinthians, ruas da região Central, no entorno do Vale do Anhangabaú serão fechadas para o tráfego de veículos particulares a partir das 7h. O bloqueio abrangerá as ruas Xavier de Toledo, Liberó Badaró e Sete de Abril, a Praça Ramos de Azevedo e o Viaduto do Chá. A arena da Fan Fest também abrirá mais cedo que de costume, a partir das 9 horas.

O perímetro de informação da Fan Fest também será ampliado com equipes para alertar com antecedência os frequentadores, caso o espaço atinja a lotação máxima. Foi decidido, desde a última semana, em conjunto com o Corpo de Bombeiros, que a lotação máxima da Fan Fest é de 25 mil pessoas para garantir ainda mais conforto.

“O pedido mais importante é que a pessoa que não tem ingresso não vá ao estádio Itaquerão e se dirija a Fan Fest, que fica no Anhangabaú, que é uma região muito linda e a festa está bem organizada para atender os torcedores argentinos. Lá poderemos curtir muito o jogo”, disse o consul geral da Argentina em São Paulo, Agustín Molina Arambarri.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Executiva de Comunicação / Fotos: Heloisa Ballarini