Subprefeitura Itaquera entrega equipamentos de combate à incêndio em duas comunidades da região

A Defesa Civil da Subprefeitura Itaquera cedeu capas, luvas, capacetes, botas e extintores de incêndio pelo Programa Previn

A Subprefeitura Itaquera, por meio da Coordenação da Defesa Civil, entregou no início deste mês equipamentos destinados à proteção nas ações de combate a incêndio nas comunidades Zorrilho e Maria Luiza Americano. Dentre os equipamentos recebidos pelos zeladores das comunidades, devidamente treinados pelo Corpo de Bombeiros da região, estão: extintores de pó químico seco, máscaras, capas, luvas de proteção, capacetes com viseiras e botas de borracha para combate à incêndio. Os zeladores são responsáveis pela não utilização dos equipamentos para fins estranhos aos estabelecidos, bem como não cedê-los a terceiros. A criação e implantação do Programa Previn visa destinar treinamento aos moradores para ajudar a evitar incêndios no local.

Programa Previn

O Previn - Programa de Prevenção e Combate a Incêndios em Assentamentos Precários - elaborado por representantes de diversos órgãos municipais e estaduais e de concessionárias prestadoras de serviços, como: Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, Eletropaulo, Sabesp, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Habitação, Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), está em prática desde abril de 2011 e inicialmente foi implantado na comunidade Santo Antônio do Canindé, na região da Moóca.

O programa visa pontos que são vulneráveis e com recorrente histórico de incêndios, por conta de instalações irregulares de energia elétrica. O processo ocorre através de treinamentos sobre prevenção e como agir em caso de incêndio, com o objetivo de evitar e amenizar catástrofes. As ações são divididas em quatro fases: a prevenção, onde são estipuladas medidas a fim de evitar incêndios; a regularização da rede elétrica; o planejamento das ações de combate, caso o fogo atinja as comunidades; e a adoção de medidas para minimizar os danos, como a limpeza do local, alojamento de vítimas, o trabalho para recuperar áreas atingidas, entre outros serviços necessários.

De acordo com panfleto distribuído nas áreas de riscos, faz-se necessário tomar muito cuidado com as velas, responsáveis por um número elevadíssimo de incêndios em residências. A dica é dar preferências às lanternas. Outra precaução é com o botijão de gás. A orientação é para que os moradores verifiquem se o botijão está com vazamento e com as mangueiras certificadas. Ao apertar a borboleta é preciso usar apenas a força das mãos. Panelas deixadas no fogo sem vigilância podem ser um desencadeador de incêndio. As ligações elétricas clandestinas são outros focos de riscos. Para evitar acidentes, os moradores em áreas de risco devem procurar um posto de atendimento da empresa que fornece energia para regularizar a situação. Nunca se deve instalar antenas próximas à fiação elétrica e nem soltar pipas próximo à rede. Por último, o panfleto chama atenção dos moradores à sobrecarga dos benjamins. Muitos incêndios começam porque as pessoas conectam vários aparelhos em uma mesma tomada. O telefone de emergência para casos de incêndio é o 193.