Prefeitura anuncia fornecimento de água e energia para a Vila da Paz

Anúncio atende a reivindicação histórica da comunidade

Depois de 23 anos de lutas, a Favela da Vila da Paz, em Itaquera, na zona leste de São Paulo (SP), será beneficiada com um pacote de benefícios – que inclui o fornecimento regular de água e energia elétrica, além da formalização das moradias. As medidas atendem a um conjunto de reivindicações históricas da comunidade, que iniciou a ocupação da área em 1991 e é formada por 377 famílias. O assentamento fica a 500 metros da futura Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Em reunião do Grupo de Trabalho (GT) da Vila da Paz nesta quinta-feira (17/04), na sede da Prefeitura, a vice-prefeita anunciou que as melhorias começarão a ser efetivadas já neste mês. O GT, instituído em janeiro, é formado por representantes de órgãos municipais, da Sabesp, da AES Eletropaulo e da Associação dos Moradores da Vila da Paz, sob coordenação do Gabinete da Vice-Prefeita. De acordo com ela, a ata da reunião – que lista todos os compromissos firmados – será encaminhada ao Ministério Público (MP) e à Defensoria Pública. As ações foram previamente articuladas entre a Prefeitura e o MP.

A Sabesp se comprometeu a implantar a infraestrutura de rede de água até o final de maio, além de viabilizar a rede de esgoto após a remoção das moradias do Setor 1. Já a Eletropaulo ficará responsável pela nova rede elétrica, com início previsto para abril e conclusão até setembro. Outra atribuição da empresa é o cadastramento de toda a comunidade, a partir da próxima semana, por meio do CadUnico (Cadastro Único para Programas Sociais).

Em janeiro, o prefeito garantiu que toda a comunidade será realocada para moradias dignas em Itaquera, no sistema “chave a chave”. Nesse modelo, garantido pela Constituição, a família deixa sua casa apenas quando puder ser imediatamente realocada em uma nova moradia, sob sua aceitação. “O reassentamento será feito por etapas, até o fim da gestão (2013-2016)”, reiterou a vice. “Todas as famílias vão morar em unidades do projeto Minha Casa Minha Vida que estão previstas para a região de Itaquera. As 101 famílias do Setor 1, que moram bem à beira do Córrego Rio Verde, terão prioridade”, agregou a vice-prefeita.

Segundo ela, esse primeiro grupo será realocado até o primeiro semestre de 2015, para o conjunto São Sebastião. Até a entrega de novas unidades, a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) coordenará um Plano de Trabalho Social para as 266 famílias restantes. O principal destino desse segundo grupo é o Conjunto Iguape B, que será inaugurado até o 2° semestre de 2016. Vagas no Condomínio Atibaia, também na zona leste, serão oferecidas como opção.
Na reunião, a Sehab também apresentou à Associação dos Moradores da Vila da Paz um parecer técnico, que demonstrou a inviabilidade do “Plano Popular Alternativo para a Vila da Paz”. O projeto foi proposto em 2013 pelo Coletivo Comunidades Unidas de Itaquera, pelo Instituto Polis e pelo Peabiru.

Assessoria de Comunicação da SPCOPA