Palestras gratuitas auxiliam estudantes universitários da Zona Leste a elaborar monografias e TCCs

Outra palestra visa preparar alunos para produzirem uma boa redação e gramática voltada para concursos públicos

A Supervisão de Cultura em parceria com o Instituto do Texto promoverá nos dias 26 e 27 de abril duas palestras gratuitas, a serem realizadas no Centro Cultural Casa da Memória, antiga Casa do Chefe da Estação, e que irão abordar a elaboração de redação científica para monografias e trabalhos de conclusão de curso, bem como a redação e gramática voltada para concursos públicos.

Segundo os organizadores, a comunicação é algo essencial ao ser humano e, atualmente, com os avanços tecnológicos, isso é de suma importância. “Ser um bom profissional e ter sucesso depende muito de como utilizamos a linguagem”, explica o Supervisor de Cultura da região, Gabriel de Oliveira. Segundo ele, escrever bem é uma exigência cada vez mais urgente para ingressar ou se manter no mercado de trabalho. E mais, seja para passar em um concurso público ou redigir um texto simples, se expressar de maneira adequada, sem deixar qualquer ambiguidade ou dúvida, é fundamental para se obter o resultado desejado na comunicação”, conclui o mesmo.

No dia 26 de abril, às 13h, a palestra será sobre a elaboração de redação científica para monografias e trabalhos de conclusão de curso exigidos pelas escolas. O público alvo são os alunos que estejam cursando nível superior em faculdades localizadas na Zona Leste. Segundo a organização do evento, muitas vezes apenas o orientador e – ou professor - da instituição não é suficiente para oferecer um suporte prático e efetivo na construção do texto acadêmico. Por esse motivo, essa palestra visa então sanar as dificuldades encontradas nessa etapa considerada tão angustiante no caminho acadêmico. Com isso, as explicações auxiliam tanto na estruturação, quanto no conteúdo do estudo, já que os Trabalhos de Conclusão de Curso (conhecido como TCC’s) são vilões para muitos estudantes.

O conteúdo do laboratório aborda por onde começar, onde pesquisar, como analisar dados, além de explicar como utilizar as normas da ABNT de maneira correta, ensinando também a construir o texto, entre outros. Tais dúvidas atormentam e torturam o concluinte. A novidade que o Instituto do Texto oferece pode ser a saída para quem se encaixa nesse perfil, pois oferece direção específica para a elaboração de textos e TCC’s. A instituição pode oferecer uma orientação detalhada desde a pertinência do tema até a apresentação em banca. Um bom direcionamento pode fazer de qualquer pesquisa uma referência de excelência para trabalhos futuros. Portanto, a palestra de redação acadêmica e de monografias, indicado para universitários, tem como objetivo apresentar as nuances específicas desse tipo de texto, desde a escolha dos temas, passando pela análise de dados, até chegar na construção textual final.

Já no dia 27 de abril, às 10h, a palestra aborda a redação e gramática para concursos públicos. Ela é indicada para quem deseja ingressar na carreira pública e para quem tem dificuldades em expressar suas ideias em uma prova normativa. Além da abordagem em questões práticas para resolução de questões gramaticais e elaboração de redação - como ortografia, vocabulário, estruturação, entre outros – a explicação conta ainda com discussões acerca de temas e correções, para o que é realmente avaliado pelas bancas. Segundo os organizadores das palestras, é possível aperfeiçoar, em pouco tempo, a capacidade de responder com êxito questões de gramática e, também, redigir um texto que farão a diferença na hora da aprovação ou classificação. Explanações direcionadas para o estudo da Língua Portuguesa podem auxiliar na conquista de bons resultados.

Para quem não sabe, o Instituto do Texto tem como compromisso ajudar seus alunos a alcançar seus objetivos, portanto conta com profissionais experientes na arte de construir com excelência qualquer tipo de texto. Nosso principal foco é fazer com que a elaboração de um texto não seja mais um problema, e sim uma ferramenta capaz de levar o aluno ao êxito.

Serviço:
Eventos: Palestras sobre Comunicação e Linguagem
Data: 26 e 27 de abril, às 13h e 10h, respectivamente
Local: Centro Cultural Casa da Memória (antiga Casa do Chefe da Estação)
Endereço: Rua Antônio Carlos de Oliveira César, nº 97 - Itaquera