Itaquera caminha rumo à vitória na Copa SP14

Amanhã, dia 5 de abril, o time da Subprefeitura joga contra o Itaim Paulista

O time da Subprefeitura Itaquera, que na Copa SP14 representa o Equador, garantiu vaga para as oitavas de final. No próximo sábado, dia 5 de abril, jogará contra o time da Subprefeitura de Itaim Paulista, que representa a Nigéria na disputa. O jogo será realizado no Centro Esportivo Aclimação, localizado na rua Muniz de Souza, 1119, na Aclimação. Segundo a Supervisora de Esportes de Itaquera, que sempre acompanha todas as atividades de pertinho, para incentivar os atletas, a Subprefeitura tem distribuído um reforçado café da manhã com lanche.

A Copa SP14 é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação, como parte das ações da cidade de São Paulo para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. São 32 seleções formadas pelos melhores jogadores das subprefeituras, cada uma representando os países participantes do mundial da FIFA. “Não é um campeonato entre times, mas entre seleções formadas em peneiras e seletivas coordenadas por técnicos e supervisores de esportes de cada subprefeitura paulistana”, enfatiza o coordenador técnico da Copa SP14. O limite máximo de idade dos jogadores é 14 anos.

Para definir qual subprefeitura iria representar cada país, foram adotados três critérios: afinidade cultural, como a existência de colônia estrangeira na região — caso de Santo Amaro e Alemanha –; projeto social em desenvolvimento, o que acontece apenas entre a Holanda e a subprefeitura de Ermelino Matarazzo; e sorteio. O Brasil será representado pela Sub Jaçanã/Tremembé, vencedora dos Jogos da Cidade em 2013.

Disputada nos mesmos moldes que a Copa do Mundo da FIFA, a Copa SP14 tem como objetivo, além da prática esportiva, promover a integração entre esses garotos com a cultura desses países e o clima do mundial de futebol. As partidas finais serão no Pacaembu, em 3 de maio. “Mais importante que os resultados é a possibilidade de aproximação cultural entre as comunidades de toda a cidade e esses países que virão para a Copa. São 680 garotos de todos os cantos da capital, motivados pela prática esportiva associada ao mundial de futebol”, lembra o secretário municipal de Esportes. Alguns consulados, embaixadas ou câmaras de comércio fizeram questão de conhecer as equipes, além de fornecer materiais informativos, brindes ou mesmo o uniforme da garotada.