Encontro em Itaquera promove debate sobre a acessibilidade na região

Evento reuniu lideranças locais, a secretária da pasta e o subprefeito de Itaquera

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e a Subprefeitura Itaquera realizaram nesta quarta-feira, 2 de abril, um evento para apresentar e discutir ações de acessibilidade no bairro. O “Diálogos: Ações Integradas para Acessibilidade em Itaquera” reuniu integrantes do Conselho Municipal Participativo, comerciantes, lideranças religiosas, representantes de entidades sociais, servidores públicos e demais líderes comunitários.

Durante a apresentação do Palno Municipal São Paulo Mais Inclusiva, a Secretária da pasta afirmou que não se pode mais pensar em ambientes acessíveis e não acessíveis. Para ela, é necessário que todos os locais possuam o desenho universal que acolhe a todos sem diferença. O Plano reúne 70 ações a serem executadas em São Paulo por 20 secretariais municipais até 2016. Ele é divido em cinco grandes eixos. Todos com ações na zona leste, incluindo Itaquera.

O São Paulo Mais Inclusiva reúne e potencializa as ações voltadas para as pessoas com deficiência em curso ou em planejamento no município de São Paulo a partir do diálogo sistemático e contínuo entre as secretarias municipais envolvidas. Para a zona leste, de acordo com a secretária, estão planejadas a revitalização de 149 mil m² de passeios públicos, tornando-os acessíveis (sendo 29 mil m² em Itaquera); a entrega de 357 unidades habitacionais acessíveis pelo Programa Minha Casa Minha Vida (99 em Itaquera); a instalação de duas Residências Inclusivas para jovens e adultos em situação de dependência que não disponham de retaguarda familiar; a implantação de um Centro Especializado em Reabilitação IV (para quatro modalidades de reabilitação); a garantia de acessibilidade em 33 serviços da rede de assistência social e em 65 equipamentos da educação pública; aquisição de equipamentos acessíveis para o acompanhamento da saúde da mulher com deficiência em nove unidades da Rede Hora Certa; e a construção de um Centro de Iniciação Esportiva acessível e a revitalização de seis Equipamentos Culturais com a ampliação de atividades acessíveis para a garantia da participação das pessoas com deficiência.

O subprefeito de Itaquera, mencionou a importância de uma gestão participativa e que “Itaquera tem sido vista com bons olhos e com a atenção que merece nesta atual gestão. A Copa do Mundo se encerra em julho, mas o bairro continua e estamos trabalhando junto com o prefeito para que toda a região se desenvolva”.

Ao final do encontro, os participantes puderam fazer perguntas e comentários sobre a acessibilidade em Itaquera. Dentre as principais necessidades e os problemas apresentados, destaque para a falta de manutenção em algumas calçadas, instalação de brinquedos acessíveis nos parques do bairro, falta de acessibilidade em alguns equipamentos públicos e o desrespeito às vagas de estacionamento reservadas para pessoas com deficiência.

A secretária e o subprefeito se comprometeram a darem o encaminhamento devido para essas demandas apresentadas. Participaram também do encontro Roberto Manna, presidente do Núcleo de Desenvolvimento Sustentável de Itaquera e da Câmara de Lojistas, o padre Rosalvino, da Obra Social Dom Bosco; Antonio Gomes dos Santos, do Fórum para o Desenvolvimento da Zona Leste; José Arcanjo de Araújo, e o Zé Preto do Conselho Participativo.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida