Itaquera comemora 327 anos com grandes transformações

O 327º aniversário do bairro chegou e com ele grandes projetos estão provocando muitas transformações e mudando radicalmente a cara da região

Na próxima quarta-feira, dia 6 de novembro, Itaquera completa 327 anos, passando por profundas transformações frutos de programas e projetos que vem sendo implementados pela atual gestão.

E o Programa de Desenvolvimento Econômico para a Zona Leste é um deles. Nele estão previstas ações estruturantes como: a construção da Arena Corinthians, a instalação do Pólo Institucional, a requalificação do Pólo Econômico, a implantação da Unidade Leste do Parque Tecnológico, além de obras no complexo viário do Pólo Institucional e a instalação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), entre outras.

Outro projeto revolucionário é o Arco do Futuro, que visa criar um novo eixo de desenvolvimento urbano para São Paulo, diminuindo assim o número de deslocamentos em direção às regiões centrais e distribuindo empregos e equipamentos públicos para novos pólos nas periferias da cidade.

Para quem não sabe o bairro de Itaquera, está localizado estrategicamente no coração da Região Metropolitana de São Paulo e vem recebendo investimentos que somam dois bilhões de reais nos quais estão mudando a cara da região. Se não bastasse, no próximo ano o bairro sediará a abertura de um dos maiores eventos esportivo do mundo: a Copa de futebol. Com isso, Itaquera será vista pelo mundo inteiro. E, certamente, a partir daí, não será a mesma! Será melhor e mais moderna; seja para os moradores, comerciantes ou empresários da região.

É por todas essas razões que a festa deste ano será muito especial. E inclusive já começou. Já que no dia 13 de outubro, a região de Itaquera recebeu a primeira fase do Projeto Pintando a Zona Leste, que contou, por meio do grafite, um pouco da história do bairro. De acordo com o Subprefeito da região o poder local está promovendo mudanças significativas para a valorização e preservação da cultura do bairro. Para tanto, uma locomotiva, que expressa as origens do bairro e lembra onde funcionava a antiga estação ferroviária, foi pintada em frente ao Centro Cultural Casa da Memória, recentemente reformado. O centro cultural, que será inaugurado no dia do aniversário do bairro, comemorado em 6 de novembro, está instalado onde no passado era a residência do chefe da estação. Assim, a próxima etapa do projeto prevê a pintura em muros que fazem parte da rota de passagem para a Arena Corinthians, palco do jogo da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Lembramos ainda que a festa continua por todo o mês de novembro. Nos dias 23 e 24, por exemplo, haverá show da Rádio Metropolitana, que promete, junto com a Supervisão de Cultura, agitar os convidados trazendo vários estilos musicais: que vão do forró, samba, pop, rock, sertanejo, funk, rap ao reggae etc. E durante todo o final de semana, artistas renomados revezarão o palco com os artistas da região.

Assim sendo, uma agenda muito especial foi democraticamente discutida entre o poder local e os diversos segmentos sociais que atuam no bairro. Várias reuniões foram realizadas e delas surgiu uma programação à altura das inovações enfrentadas por Itaquera. Confira:

6 de novembro – Ato Ecumênico
Local: Parque Linear Rio Verde
Endereço: Av. Itaquera, altura do nº 7.700
Horário: a partir das 18h

  • Neste dia, diferentes religiões e culturas se unem nos costumes e na fé para abençoar os moradores e moradoras do bairro.

9 de novembro – Verdejando Itaquera
Local: Parque Linear Rio Verde
Local: Av. Itaquera, altura do nº 7.700
Horário: Das 9h às 13h

  • Educação Ambiental : Jardim Vertical, SOS Mata Atlântica e distribuição de 1.600 mudas
  • Música: Taikô, Trio da Lua, Batalha de MC’s com tema Verdejando (Caiuby), Grupos de Maracatu, Samba de bumbo e bonecões, Bateria da Leandro de Itaquera, casais de mestre sala e porta bandeira
  • Capoeira, danças e ginástica, com a Supervisão de Esportes da Subprefeitura
  • Brinquedos - Futebol de sabão, pula-pula e cama elástica.

4 a 14 de novembro - Mostra Fotográfica: Olhares de São Paulo
Local: SESC Itaquera
Endereço: Av. Itaquera, 8.266
Horário: Das 8h às 21 h durante a semana /e aos Sábados: Das 8 às 15h

  • Para comemorar o aniversário de 327 anos do bairro de Itaquera, os alunos dos cursos de Introdução à Fotografia Digital e Técnico em Comunicação Visual do Senac Itaquera promovem uma mostra de fotos e cartazes apresentando seus olhares e interpretações sobre os espaços da cidade de São Paulo, em especial, do bairro aniversariante. Já de 4 a 14 de novembro, a exposição fica aberta ao público para visitação. A atividade faz parte da agenda oficial de comemorações da Subprefeitura de Itaquera e tem entrada gratuita.

23 e 24 de novembro – Festa no Parque Linear
Local: Parque Linear Rio Verde
Endereço: Av. Itaquera, altura do nº 7.700
Horário: das 13h às 24h

  • Nesses dias, a festividade acontece no Parque Linear Rio Verde, onde será montado um palco para apresentações musicais e culturais, além de barracas gastronômicas, de artesanato, muito esporte e outras atrações. O conforto e a segurança dos convidados serão garantidos com a instalação de banheiros químicos, ambulância e posto policial.

Agora confira as atrações:

Dia 23 de novembro (sábado)

9h – Kodomo no Sono
10h – Porto de Luanda (Maracatu)
11h – União Samba Clube
12h – Pikeno e Menor (Funk)
13h – Marion K (Internacional)
14h – Trio da Lua (Forró)
15h – Sampa Crew (Pagode)
16h – Fábio e Fabrício (Sertanejo)
17h – Grupo Merreki (Samba)
18h – Pollo (Rap)
19h – Ritmo Charme (Pop)
20h – Aliados (Rock)
24h às 3h – Futsal na Quadra e Skate na Rampa (Supervisão Esportes da Sub IQ)

Dia 24 de novembro (domingo)

10h – Família Soow (Swing)
11h – Eu Tu Eles (Samba Rock)
12h – Mc Sapão (Funk)
13h – Maria Curci (Samba)
14h – Parábola (Rap)
15h – Onze 20 (Reggae)
16h – Trio Granah (Sertanejo)
17h – Girls (Pop)
18h – Choro da Vila (Samba)
19h – Banda G8 (Sertanejo)
20h – Nx Zero (Pop Rock)

Dia 24 de novembro (domingo) - Parque Linear Rio Verde

Atividades Esportivas com a Supervisão de Esportes da Subprefeitura
(Parceria – USA Sport Academia e SESC Itaquera)

  • 9h – Tai Chi Chuan
  • 10h – Zumba Fitness
  • 10h e 12h – Abada Capoeira
  • 11h – Dança Jamaica
  • 11h e 14h – Gincana Lúdica com SESC
  • 14h – Mexe Fitness
  • 15h – Dança Country
  • 15h e 16h – Capoeira Infantil
  • 10h e 16h – Mini Esporte com SESC (Peteca, tênis e muito mais) 
  • 9h e 17h – Futsal na Quadra
  • 14h às 18h – Skate na Rampa
  • 16h - Dança de Salão

 

Atenção: Horários sujeitos à alteração.