12/07/2011 16h04

Share

Prefeito anuncia desapropriação de área para instalação da Universidade Federal da Zona Leste

Imagem do post

Concentração de populares na frente da antiga Gazarra, num ato público pela compra do terreno em agosto de 2010

Na manhã deste domingo (10/7), ao participar da missa campal pela abertura da 20ª Festa das Nações em Ermelino Matarazzo, o prefeito anunciou que nesta semana a Prefeitura entrou com ação judicial para a desapropriação do terreno das indústrias Gazarra, localizado na avenida Jacu Pêssego, em Itaquera, para a instalação da Universidade Federal da Zona Leste. A ação é uma das várias iniciativas da Prefeitura para melhorar a qualidade de vida da população da região.

A missa teve caráter de celebração pela comunidade, que sonhava com uma instituição de ensino superior pública na região. Na introdução do folheto com os cânticos, para o acompanhamento da cerimônia religiosa, havia uma frase de destaque: "É a celebração da vitória da Universidade Federal na Zona Leste. Nossa gratidão a todos e todas que participaram nesta importante conquista para toda a Zona Leste".

O prefeito ao se dirigir ao público confirmou que a comunidade tinha motivos para celebrar. “A Prefeitura encerra a etapa mais importante da compra do terreno onde será construída a Unifesp, pois agora esta área já está disponibilizada para o município e não poderá ser utilizada para nenhum outro fim que não seja o definido pela administração. A Zona Leste está a um passo de realizar a maior festa do mundo que é a abertura da Copa do Mundo. Portanto, a Zona Leste cresce, se envolve cada vez mais com projetos de visibilidade nacional e isso é muito positivo para a cidade”.

Segundo o prefeito, esta ação não é só da Prefeitura, é da cidade, da sociedade civil, das igrejas diversas e da população da Zona Leste que lutou para implantar mais uma universidade pública em São Paulo.

O padre Ticão, representante da Zona Leste nesta luta, lembrou que há três anos, quando fez a primeira reunião com o prefeito com a solicitação de uma instituição de ensino superior para a região, prefeito se comprometeu prontamente em conseguir a área. “Falando do terreno, se planta a semente e pacientemente depois de um tempo se colhe o fruto. Hoje, o nosso prefeito está aqui para dar uma resposta a toda a Zona Leste. Então queremos logo partir a fita e inaugurar a Universidade Federal”, afirmou o religioso.

O terreno da futura Unifesp Leste possui uma área de aproximadamente 175 mil metros quadrados e integra um conjunto de intervenções e investimentos coordenados para o desenvolvimento da região, entre os quais se destaca o Pólo Institucional da Zona Leste, com diversos equipamentos públicos, que tem foco na oferta de capacitação técnica para a população da região.

Prefeito estava acompanhado do secretário de Coordenação das Subprefeituras, Ronaldo Camargo, que representou as onze subprefeituras da Zona Leste, que serão beneficiadas com a nova instituição de ensino.

Festa das Nações

Antes da Missa, o prefeito caminhou entre as barracas e tomou o café da manhã organizado para os idosos assistidos pelo Lar Vicentino. A Festa das Nações faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo. Além das comidas típicas, o evento ainda conta com danças, músicas, bebidas de diferentes países como: Brasil, Estados Unidos, Espanha, Uruguai, Grécia, Suíça, México, Itália, Líbano, Portugal, Japão entre outros e, tem como objetivo divulgar a cultura desses povos e promover uma maior integração entre a comunidade presente à festa.