Começam as obras da Fatec e do Pólo Institucional de Itaquera

O governador do estado de São Paulo e o prefeito da cidade deram início, na última segunda-feira, 24/5, às obras de construção da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itaquera. A nova unidade tem previsão de conclusão para 2012 e oferecerá quatro cursos de graduação tecnológicos, e é o primeiro passo dado para a concretização do Pólo Institucional da região, que abrigará diversos equipamentos e serviços, como Etec, SENAI, laboratórios de tecnologia, e o novo Fórum, entre outros.

A Fatec Itaquera contará com 24 salas de aula, biblioteca e auditório para os cursos de Mecânica de Projetos, Soldagem, Automação Industrial e Sistemas Biomédicos. Além disso, haverá laboratórios de processos de produção, soldagem, ensaios mecânicos e resistência dos materiais, dentre outras atividades oferecidas. Os espaços ocuparão os dois blocos do novo prédio.

A nova unidade será construída no mesmo complexo onde será o Parque Tecnológico da Zona Leste, parte do Pólo Institucional, uma ação conjunta do Estado com a Prefeitura de São Paulo. O objetivo é incentivar o desenvolvimento tecnológico da região, ampliando a interação entre universidades, institutos de pesquisas, setor privado e órgãos públicos, além de estimular a expansão de indústrias intensivas em conhecimento, fomentando o surgimento de novas empresas de base tecnológica. "Isso aqui vai ser importante para atrair as empresas também para a nossa região", disse o subprefeito de Itaquera, que prestigiou o lançamento e participa dos esforços de proporcionar cada vez mais capacitação para os moradores da Zona Leste.

A Fatec Itaquera está localizada na Avenida Miguel Ignácio Curi, no Distrito de Itaquera, entre a Avenida Prof. Eng° Ardevan Machado e a Rua Dr. Luís Aires, próximo à estação de Metrô Corinthians-Itaquera.

A Fatec Itaquera integra o Plano de Expansão do Ensino Profissional, uma das prioridades do governo estadual na área da Educação. A meta é dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades. A nova unidade será a quinta da capital paulista. Hoje, a cidade de São Paulo conta com quatro unidades em funcionamento: Fatec São Paulo (Bom Retiro), Fatec Zona Leste (Cidade A. E. Carvalho), Fatec Zona Sul (Jardim São Luis) e Fatec Ipiranga.

Empregabilidade

De acordo com levantamento da Área de Avaliação Institucional (AAI) do Centro Paula Souza, 93% dos tecnólogos formados pelas Fatecs conseguem emprego um ano após a conclusão do curso. As estatísticas mostram que 94,4% destes tecnólogos têm vínculo formal de trabalho e ganham, inicialmente, quatro salários mínimos mensais, passando a receber em média, após um ano, 5,5 salários mínimos.

O Centro Paula Souza define a oferta dos cursos e a criação de novas unidades de acordo com as demandas locais e para contribuir para a inserção dos alunos no mercado de trabalho, geração de renda e desenvolvimento econômico e social nas diversas regiões paulista.

Vestibular

As inscrições para o processo seletivo das Fatecs do Estado de São Paulo para o 2º semestre de 2010 começaram no dia 7 de maio e vão até 8 de junho. A prova será realizada no dia 4 de julho. O calendário completo para o processo seletivo do 2º semestre de 2010 está disponível no site www.vestibularfatec.com.br.