Subprefeituras da zona leste, reunidas para avaliar o Plano Preventivo “Chuvas de verão 2015-2016

Foram discutidas medidas preventivas e monitoramento para minimizar o impacto das fortes chuvas

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Subprefeitura de Itaquera em conjunto com as subprefeituras de São Miguel, São Mateus, Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, COMDEC - Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, CET, SIURB, SOMA, SMADS, AMLURB, Saúde e Habitação. Participaram Subprefeitos, Chefes de Gabinete, Coordenadores de Obras, Supervisores, Coordenadores da Defesa Civil, Assessores de Imprensa, Inspetores da Guarda Civil Metropolitana.
A reunião foi presidida pela Vice Prefeita de São Paulo, Coordenadora do Plano de Chuvas da Cidade de São Paulo para avaliação das ações realizadas, visto o mesmo ter exigido grande esforço das subprefeituras envolvidas.

Foi efetuada a apresentação das principais ocorrências e ações efetuadas no período das chuvas de 2015/2016, ressaltando a importância do mapeamento das áreas de risco e adotar práticas preventivas para minimizar riscos de enchentes, por isso as subprefeituras necessitam se articular entre elas, principalmente sobre a questão da dengue devido a Zona Leste ser uma região que detém grande numero de córregos e isso tem aumentado os casos de dengue transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Por isso a importância da realização de uma ação emergencial de limpeza de córregos (mecânica e manual), limpeza de galerias e bueiros, a Operação “Cata Bagulho” com mais intensidade além realizar campanha de divulgação para a população não jogar lixo em locais impróprios, não enfrentar enxurradas, sinalizar áreas de riscos que estão próximas aos córregos, e colocar faixas/banners e placas em áreas com risco de alagamento.

Em seguida foi dada a oportunidade para que os subprefeitos expusessem as situações de suas respectivas regiões com possíveis sugestões a fim de minimizar os problemas existentes.

As subprefeituras envolvidas se reunirão para discutir e indicar em quais córregos serão realizadas ações conjuntas dos trabalhos de prevenção na região Leste da cidade de São Paulo.