Moradores saem às ruas para Caminhada da Paz

Evento já virou tradição e busca conscientizar a população

 

A 6ª Caminhada da Paz do Parque Bristol foi realizada pela UNAS, no dia 29 de maio. A caminhada levou as ruas uma multidão, reunindo crianças, adultos, cadeirantes e idosos a fim de ocupar as principais vias do bairro com uma mensagem de otimismo, onde o tema era: “Educar e conscientizar, pois sem água não podemos ficar!”. O evento abrangeu, além do Parque Bristol, o Jardim São Savério e a Vila Livieiro.


Toda a ação começou em 2009 quando a escola E. E. Álvaro de Souza foi furtada e depredada durante a madrugada. Vândalos entraram na sala dos professores e da direção e levaram um computador e um rádio. Além disso, armários foram arrombados e paredes foram pichadas.


Depois do caos, a comunidade se uniu e realizou a primeira caminhada pela paz. No ano passado, o evento levou às ruas mais de cinco mil pessoas e contou com a participação de escolas, projetos da UNAS e pessoas ligadas à saúde e entidades de assistência social (CRAS).
 


Já no dia 11 de junho foi a vez de Heliópolis realizar a 17ª Caminhada pela Paz, com concentração no CEU Heliópolis Profª Arlete Persoli (Estrada das Lágrimas, 2385).

O tradicional evento é organizado pelo Movimento Sol da Paz, fruto de um trabalho contínuo realizado por escolas e projetos socioeducacionais da região. Crianças, adolescentes e jovens refletem sobre temas relacionados à cultura de paz e, com base nessa reflexão, criam as alegorias que são levadas às ruas no dia da Caminhada.


Movimentos sociais e moradores em geral também se mobilizam pela causa, seja caminhando com o grupo, cantando ou exibindo panos brancos de suas portas e janelas enquanto o ato passa. Vale lembrar que todos os eventos contam com a participação da subprefeitura Ipiranga.