Carnaval de rua do Ipiranga em 2015 foi um sucesso

Cinco agremiações desfilaram pelas ruas do Ipiranga

Os cinco blocos que desfilaram pelas ruas da Subprefeitura Ipiranga deixaram claro que o carnaval de rua veio para ficar na região.

O primeiro bloco oficial a abrir o desfile foi o Bloco do Onze que arrastou cerca de mil foliões pelas ruas da Vila Carioca, com muita animação no sábado (7). A história do bloco começou no ano de 2007, com Jair, Devanir, Tute e Minhoca, mas só foi fundando em 19 de janeiro de 2008, por Beto Lessa e Rogerio.

No mesmo dia 7, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Manga Rosa também desfilou pelas ruas do Cursino arrastando um cordão de foliões animados.
No domingo (8), foi o dia do Bloco do Fico desfilar no Ipiranga, com o objetivo de valorizar a história, a integração dos imigrantes e força da comunidade. O bloco recebeu este nome em analogia ao "Dia do Fico". Foi o desfile da fundação do Bloco que demonstra que veio para ficar.

Cerca de 500 foliões dançaram e pularam na maior animação. O desfile contou com a presença da bateria, da Velha Guarda, dos passistas e dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira da S.E.S Imperador do Ipiranga. Para contar um pouco mais sobre a história do bairro, aconteceu uma encenação sobre o Dia do Fico.

Na sexta (13) foi a vez do Bloco Foliópolis - Folia em Heliópolis desfilar pelas ruas do bairro Heliópolis. Fundado há cinco anos a partir dos esforços da comunidade local e da Associação UNAS, o bloco objetiva levar a brincadeira de Carnaval descompromissada ao bairro. O desfile ocupou os espaços públicos com crianças, adolescentes e adultos, todos moradores de Heliópolis. O Foliópolis é uma festa de Carnaval promovida no Heliópolis com o objetivo de ser um bloco de rua sem álcool. Através de panfletos e conversas, os idealizadores incentivam os foliões a não consumirem bebidas alcoólicas.

Encerrando o ciclo de carnaval de rua da região, no domingo (22) quem saiu pelas ruas foi o Bloco do Parque Bristol. O Grêmio Recreativo Bloco Acadêmicos do Parque Bristol foi criado em 1992 por um grupo de amigos que saíam em várias escolas em São Paulo. O grupo se juntou e criou um bloco só. Desde então, desfilam todo domingo pós-carnaval nas ruas do bairro do Parque Bristol.

A Subprefeitura Ipiranga atuou na fiscalização de cumprimento da Lei Cidade Limpa durante o Carnaval de Rua, especialmente com relação à ativação irregular de marcas publicitárias. Já a Supervisão de Saúde disponibilizou ambulância em cada desfile para o atendimento da população durante o sábado e o domingo.

Lembrando que, a Supervisão de Limpeza colocou seus profissionais para atuarem na higienização das ruas do bairro. A Polícia Militar, a CET e a Guarda Civil Metropolitana organizou viaturas e profissionais para atuar junto aos blocos.