Fórum do Idoso no Ipiranga divulga o programa PAI

O evento tem como objetivo principal incentivar ainda mais a integração social com a pessoa idosa

A subprefeitura do Ipiranga realizou mais uma edição do Fórum do Idoso, na última sexta-feira, dia 26 de setembro, às 14h. Esta reunião contou com a participação da representante da supervisão de saúde, do representante do Grande Conselho Municipal da Cidade de São Paulo, além da equipe do Programa de Acompanhamento do Idoso (PAI) da região do Ipiranga, membros e representantes da entidade NCI - Abelhinha Feliz e o representante do Subprefeito.

O Fórum do Idoso deste mês serviu para popularizar e difundir ainda mais o programa PAI, que já está em vigor na cidade há seis anos. O objetivo dessa ação é prestar aos idosos cuidados em domicilio, afim de que os mesmos desenvolvam sua própria autonomia, independência e melhoria do estado de saúde, tornando possível adiar cada vez mais a ida do idoso para um asilo. Além disso, o programa visa quebrar o isolamento e a exclusão social, que às vezes estão relacionadas à falta da presença familiar na vida desses indivíduos.

Lembrando que, para participar do PAI o idoso deve ter 60 anos ou mais, residir na região do Ipiranga, Sacomã ou Cursino e apresentar pelo menos um dos critérios solicitados, tais como: dependência funcional nas atividades diárias, mobilidade reduzida, dificuldade de acesso aos serviços de saúde, insuficiência de auxílio familiar ou social, isolamento e risco de institucionalização (asilos).

E salientamos ainda que a solicitação desse serviço deve ser feita por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o caso será analisado e encaminhado para o programa. Os acompanhamentos em domicílios são realizados de acordo com a necessidade do idoso, em média uma vez por semana, com visitas que duram mais de 1h, no qual os pacientes são reavaliados pela equipe responsável por esses cuidados a cada seis meses.

Vale lembrar que, o idoso só recebe “alta” ou desligamento do programa quando apresenta: melhora ou recuperação da autonomia, se a família assume os cuidados, se o paciente muda de região ou não segue as orientações do programa, quando ocorre o óbito, institucionalização do idoso ou a pedido do próprio beneficiado.

Além disso, após ser realizada a divulgação do programa PAI, a representante da entidade NCI – Abelhinha Feliz comentou o trabalho que efetua com os idosos na região do Jd. Climax, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. Segundo ela, a entidade tem como objetivo contribuir ajudando no processo de envelhecimento saudável e no fortalecimento dos vínculos comunitários ou familiares por meio de diversas oficinas de integração.

Algumas das oficinas disponíveis pelo programa são: pintura em tecido, coral, pintura em tela, teatro, aula de música, dança sênior, dança das cadeiras e etc. O idoso é quem decide de qual oficina vai participar, o que quer fazer e o que gosta de fazer. Toda a programação é desenvolvida para que a pessoa com idade avançada tenha prazer no curso e para que os mesmos possam sair um pouco mais de casa, a fim de passar à tarde com outros grupos sociais e acabar com a exclusão, se sentindo assim parte integrante do restante da sociedade.

Um pouco mais sobre a pricipal função do Fórum do Idoso

Para quem não sabe, o Fórum do Idoso é um evento que serve tanto para divulgar políticas públicas que não são de conhecimento dos idosos, como para auxiliá-los sobre os eventos cotidianos que acontecem na cidade, dando dicas de segurança, higiene, autocuidados e divulgando as programações disponíveis. As reuniões acontecem mensalmente e têm como objetivo principal melhorar ainda mais a qualidade de vida da pessoa idosa.