Localizado na zona sul de São Paulo, Ipiranga completa 430 anos este mês

Confira o por que de comemorarmos a data de aniversário do bairro no dia 27 de setembro

Fundando em 1584, o bairro do Ipiranga se localiza na zona Sul de São Paulo e no dia 27 de setembro completará 430 anos. O bairro é considerado histórico e tradicional, pois foi à margem do rio Ipiranga que D. Pedro I proclamou o grito de independência do Brasil, mais conhecido como “independência ou morte”.

Dessa forma, o contexto histórico que envolve o bairro é facilmente encontrado em livros escolares ou em fontes mais capciosas para quem deseja um aprofundamento ainda maior sobre a região. Porém, tendo em vista a comemoração do aniversário do bairro que se aproxima, a Subprefeitura Ipiranga resolveu esclarecer aos moradores, ou outros interessados, o que poucas pessoas sabem ou se questionam: Por que o aniversário do Ipiranga é comemorado no dia 27 de setembro?

Segundo um dos fundadores da Escola de Samba Imperador do Ipiranga e atual colunista do jornal Gazeta do Ipiranga, Laerte Toporcov, tudo começou porque o Clube dos Lojistas do Ipiranga promovia constantemente eventos no bairro e após fundarem a escola de samba, onde então idealizaram e formaram uma comissão para a escolha do hino e da bandeira do Ipiranga, resolveram criar a Comissão de Festejos do Bairro. “Sugerimos que a data comemorativa do aniversário fosse dia 27 para distanciar dos festejos de 7 de setembro. Nossa sugestão foi aceita também pela coincidência de ser no mesmo dia do aniversário da Imperador”, afirmou o mesmo.

E mais, para quem não sabe, o bairro conta com alguns pontos turísticos, tais como: o Aquário de São Paulo, inaugurado em julho de 2006; um memorial em homenagem a Madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus, reconhecida como padroeira dos portadores de câncer; o Museu de Zoologia, inaugurado em agosto de 1941, onde se encontra uma das coleções mais completas de zoologia neotropical da América Latina; além da Casa do Grito, conhecida assim a partir da data em que D. Pedro anunciou a seus guardas que o Brasil se separaria de Portugal, entre outras atrações.

Além disso, o bairro também conta com uma diversidade de comércios e é de fácil acesso, tanto para quem depende do transporte público quanto para quem utiliza veículos particulares. Já para quem deseja passeios culturais ou apenas diversão encontra no Ipiranga uma infinidade de atividades de lazer.

Confira abaixo algumas programações que serão realizadas:

Abertura dos festejos do Bairro do Ipiranga com a presença de autoridades, apresentações de cantores líricos e visita ao Museu Conde Vicente de Azevedo
Local: Rua Dom Luís Lasanha, n°300
Data: 1 de setembro - Segunda-Feira
Horário: 20h

Hasteamento das Bandeiras
Local: Rua Lino Coutinho, n° 444
Data: 3 de setembro – Quarta-Feira
Horário: 8h

Substituição do Pavilhão Nacional
Local: Monumento à Independência / Parque da Independência
Data: 6 de setembro - Sábado
Horário: 10h

4º Concurso de Fotografia Sócio Ambiental do Ipiranga
Local: Rua Silva Bueno, n° 2,109
Data: 13 de setembro - Sábado
Horário: 10h30

Corrida Infantil Volta do Museu
Local: Parque da Independência
Data: 14 de setembro - Domingo
Horário: 7h

Feira do Livro
Local: Mercado Municipal Ipiranga – Rua Silva Bueno, n°2.109
Data: 27 de setembro – Sábado
Horário: 9h às 17h

Desfile Cívico Estudantil e Militar
Local: Rua Silva Bueno, n° 2.109
Data: 28 de setembro - Domingo
Horário: 9h