Nova edição do Fórum do Idoso é realizada na Subprefeitura Ipiranga

O evento teve como principal objetivo discutir a saúde do idoso e o Programa de Intervenção realizado pela equipe do Hospital Albert Einstein para pacientes da UBS

Foi realizado, na última sexta-feira (25), mais uma edição do Fórum do Idoso. O evento aconteceu na Subprefeitura Ipiranga e contou com a participação da representante do NPJ – UNAS Heliópolis, Fernanda Aparecida; a representante da supervisão de saúde, Maria Trindade; o representante do Grande Conselho Municipal da Cidade de São Paulo, Remo Cherubin e o representante do Subprefeito, Luis Claudio Lino.

Na reunião do mês passado foi elaborada uma enquete onde os presentes deveriam listar, ao fim da palestra, as prioridades para debater nos próximos fóruns de acordo com o grau de importância. O assunto que se destacou foi sobre a saúde do idoso. Tendo em vista este tema, a reunião deste mês debateu sobre o Programa de Intervenção realizado pela equipe do hospital Albert Einstein.

O projeto tem como objetivo a reabilitação da fragilidade e o melhoramento da capacidade de cognição, ou seja, melhorar a memória, a imaginação, a atenção e até mesmo a linguagem. Para participar do processo é necessário ter 60 anos ou mais, ter o acompanhamento de um médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) e ser diagnosticado com um desses três problemas: cansaço, baixo nível de atividade física, perda de funções e queixa de perda de memória.

O acompanhamento dura quatro meses e conta com trinta e duas sessões. Além disso, é feita uma abordagem multiprofissional onde o paciente pode contar com: nutricionista, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros. Mesmo com o término das sessões há um acompanhamento de um ano com o paciente onde são realizados contatos por telefone e uma reavaliação a cada quatro meses para acompanhar o caso.

O Programa de Intervenção começou na Vila Mariana e hoje se estende para os bairros do Ipiranga, Mooca e Vila Prudente. O tratamento é gratuito e foram disponibilizadas duzentas vagas no semestre para essas regiões.

A próxima Reunião do Fórum do Idoso ocorre na Subprefeitura Ipiranga, Rua Lino Coutinho, n° 444, no dia 29 de agosto, das 14h às 16h.

Cronograma das próximas reuniões:

- 29 de agosto – 14h às 16h
- 26 de setembro – 14h às 16h
- 31 de outubro – 14h às 16h
- 28 de novembro – 14h às 16h
- 19 de dezembro – 14h às 16h