Heliópolis terá novo complexo cultural e esportivo até o fim do ano

Obras estão em fase final de acabamento e deverão beneficiar 120 mil pessoas. Prefeitura entregará biblioteca, centro esportivo com duas quadras poliesportivas, piscinas e a Torre da Cidadania

De Secretaria Executiva de Comunicação

O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta sexta-feira (18) as obras do Centro de Convivência Educativo e Cultural de Heliópolis, conhecido como CEU Heliópolis, na zona sul. O complexo, que já conta com escolas municipais e ensino profissionalizante, ganhará uma biblioteca, um centro esportivo com duas quadras poliesportivas, piscinas e a Torre da Cidadania, um edifício para atividades culturais e educativas multidisciplinares. As obras estão em fase final de acabamento e deverão ser entregues até o fim do ano, beneficiando 120 mil pessoas.


“Este equipamento é muito especial. É um grande complexo com um novo modelo de território CEU, quando rompemos as paredes e reunimos educação, cultura e esporte, simultaneamente. Isso dá uma qualidade muito grande. Não adianta ter os edifícios, tem que ter as atividades e a participação da comunidade”, afirmou Haddad.


Segundo o secretário César Callegari (Educação), as futuras atividades culturais, esportivas e educacionais do complexo serão definidas em diálogo com a comunidade. “Vamos ter atividades variadas, como nos CEUs, mas com características particulares, definidas com a comunidade, que aqui é muito atuante”, explica Callegari.


A atual fase de obras do Centro de Convivência começou em maio de 2013 e inclui ainda a instalação de praças de convivência, paisagismo e adequação da acessibilidade dos acessos com novas rampas. Atualmente, existem 120 operários trabalhando no local para a conclusão dos serviços. Cerca de 90% das obras estão concluídas.


O projeto foi implantado em uma área de 47.799m², sendo 2.337,71m² no Centro Esportivo e 1.552,79m² na biblioteca. A Torre da Cidadania, com seis pavimentos e 2.168m², além da área administrativa, há espaço para aulas de artes, marcenaria, gastronomia, ala para jovens, telecentro e espaços multidisciplinares. Para integrar os edifícios foram instaladas duas praças, com playground e equipamentos de ginástica para idosos.


A instalação do complexo iniciou-se há cerca de dez anos, em uma parceria do governo municipal, da comunidade de Heliópolis e do arquiteto Ruy Othake, idealizador do projeto. No local, existe ainda uma Escola Técnica Estadual (Etec), uma escola municipal de educação infantil (EMEI), uma escola municipal de ensino fundamental (EMEF) e três creches. Othake, que projetou todos os equipamentos do local, agora estuda um espaço para a instalação de um novo polo da Universidade Aberta do Brasil, para oferecimento de cursos de nível superior e pós-graduação semipresencial.


Após a vistoria às obras, Haddad participou de uma reunião com cerca de 200 pessoas na sede da União de Núcleos Associações e Sociedades dos moradores de Heliópolis e São João Clímaco (Unas). Acompanhado do secretário Paulo Frateschi (Relações Governamentais) e do subprefeito do Ipiranga, Alcides Gaspareto Júnior, o prefeito conversou com os moradores e os convidou a participar da gestão dos equipamentos do Centro de Convivência.

Fotos: GilUnas/Subprefeitura