Biblioteca Roberto Santos oferece curso e oficinas sobre cinema

As inscrições devem ser feitas no local

 A biblioteca temática de cinema Roberto Santos, no Ipiranga, oferece oficinas sobre cinema, roteiro cinematográfico e introdução ao cinema documentário no mês de março.

A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário.

São 50 vagas para o bate-papo com o jornalista e crítico cinematográfico Celso Sabadin sobre O cinema de Hitchcock, 20 vagas para a Oficina de Roteiro Cinematográfico com a cineasta Thais Fujinaga e 35 vagas para a Oficina de Introdução ao Cinema Documentário com o diretor e roteirista Roney Freitas.

As inscrições devem ser feitas pessoalmente no local mediante ficha de inscrição com carta de intenções, com a justificativa do seu interesse pelo curso. Não é necessário experiências anteriores na área cinematográfica.

Serviço:

Biblioteca Pública Roberto Santos

Rua: Cisplatina, 505, Ipiranga

Telefone: 2273-2390

www.bibliotecas.sp.gov.br

Programação:

 

O cinema de Hitchcock – O manipulador do medo
Com Celso Sabadin, jornalista e crítico cinematográfico, que cobriu mais de 50 festivais de cinema para diversos meio de comunicação. É autor do livro Vocês Ainda Não Ouviram Nada – A Barulhenta História do Cinema Mudo.
A vida, a obra e o estilo inconfundível de um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos. Suas artimanhas, seu humor peculiar, jogadas promocionais, medos e particularidades, tudo ilustrado com trechos de seus filmes em DVD, tanto raridades da fase inglesa como sucessos consagrados da fase americana.
Carga horária de 10 horas.
50 vagas.
Inscrições na biblioteca., partir de 28/02/2011
Início dia 21 de março
2ª feiras das 19h às 21h

Oficina de Roteiro Cinematográfico
Com Thais Fujinaga, que dirigiu dois curtas em 35mm: Hoje é o seu dia (2008) e A visita (2009) e acaba de iniciar os preparativos de seu terceiro filme
A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual contemporânea e proporciona conhecimentos e experiências próprias ao aluno no desenvolvimento de argumentos e roteiros para obras narrativas de ficção em cinema. Na parte final do curso, os alunos farão um roteiro de curta-metragem de ficção.
Carga horária de 48 horas.
20 vagas.
Inscrições na biblioteca, a partir de 28/02/2001, até o dia 15 de março. A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição e carta de intenções. Não é necessária experiência anterior.
A partir de 18 anos.
Início dia 22 de março
3ª feiras das 18h30 às 22h

Oficina de Introdução ao Cinema Documentário
Com Roney Freitas, que atua com diretor e roteirista desde 2003. É co-autor do longa-metragem Paulicéia, dirigiu o curta-metragem Laurita e acaba de finalizar seu novo curta-metragem Aurora.
A oficina alia informações teóricas e práticas sobre a produção audiovisual e faz uma introdução às questões que permeiam o campo de estudos e a prática do cinema documental, incluindo percurso histórico e modos de representação no documentário. Apresenta especificidades em relação ao cinema documental e ao cinema de ficção narrativo (o embate com o “real”), além de introduzir a análise e a interpretação de filmes documentais.
Carga horária de 48 horas.
35 vagas.
Inscrições na biblioteca, a partir de 28/02/2011, até o dia 18 de março. A avaliação será baseada no preenchimento da ficha de inscrição. Não é necessária experiência anterior.
A partir de 18 anos
Início dia 26 de março
Sábados das 10h30 às 14h30