CATe divulga cronograma de oficinas de janeiro para trabalhadores da capital paulista

As oficinas são gratuitas e acontecem sempre às quartas-feiras, das 9h às 10h. Para participar, o candidato deve ter mais de 16 anos de idade e apresentar RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS.

O ano de 2017 está chegando e o CATe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo (SDTE), já está com o cronograma de oficinas pronto para o mês de janeiro. As oficinas têm como objetivo principal levar informações sobre o mercado de trabalho, a fim de melhor preparar os profissionais que buscam inserção ou reinserção em suas respectivas áreas de atuação. As oficinas acontecem sempre às quartas-feiras, das 9h às 10h somente nas unidades participantes. Em Guaianases, a unidade do CATe está localizada na Rua Salvador Gianetti, 271

Na primeira quarta-feira do ano, dia 4/1, o tema é “Educação e qualificação para o mercado de trabalho”, uma oportunidade para os participantes receberem orientações sobre a importância do investimento em seus estudos e qualificação, tendo em vista o seu desenvolvimento para atuar no mercado de trabalho.

Durante o segundo encontro, no dia 11/1, interessados no tema “Empreendedorismo” vão ter a chance de tirar dúvidas sobre como trilhar um caminho no mundo do empreendedorismo e como ter sucesso no negócio próprio.

Esta oficina tem por objetivo orientar as pessoas sobre definição e características do empreendedor, divulgação dos serviços do MEI (o que é e quem pode participar). Temas como economia solidária e dicas de como empreender, traçar metas e formalização do próprio negócio também são assuntos abordados.

Uma das oficinas mais procuradas, a de “Currículo, entrevista e apresentação pessoal”, será realizada no dia 18/1. Nela, os participantes recebem dicas comportamentais durante um processo de seleção, elaboração de currículo, como identificar qualidades e pontos a melhorar, como elaborar redações, temas típicos de redação no processo seletivo, qual a vestimenta adequada para um processo de seleção e dicas para ter sucesso em dinâmicas de grupo.

“Legislação Trabalhista e Previdenciária” é o tema do último encontro de janeiro, dia 25/1. Essa oficina é focada nos assuntos e dúvidas frequentes sobre direitos trabalhistas (contrato de trabalho, jornada de trabalho, férias remuneradas). Orientação sobre benefícios previdenciários (auxílio acidente, licença maternidade, tipos de aposentadoria) também estão na programação.

Para participar é necessário ter mais de 16 anos de idade e comparecer a uma unidade participante do CATe com RG, CPF, carteira de trabalho e o número do PIS. As oficinas acontecem somente às quartas-feiras, das 9h às 10h.