Desde 2013, a Prefeitura ofertou 1.430 vagas em cursos de capacitação profissional para pessoas em situação de rua

Por meio do Pronatec PopRua, além de parceria com o Sistema S, foram ofertadas vagas para cursos gratuitos como panificação, jardineiro, pizzaiolo, eletricista, pintor e encanador. Desde 2013, 559 pessoas formaram e 80 foram contratadas por empresas

Além de ampliar vagas de acolhimento e diversificar serviços, a Prefeitura de São Paulo também trabalha para promover a autonomia financeira e o resgate social das pessoas em situação de rua. Por meio do Pronatec PopRua, do Governo Federal, em parceria firmada com o Sistema S, em 2013, as secretarias municipais da Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) já ofertaram 1.430 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para essas pessoas mais vulneráveis.

Entre os cursos estão panificação, jardineiro, pizzaiolo, eletricista, pintor, encanador, zelador, agente de limpeza e conservação, com 1.169 alunos matriculados. Desde então, mais 559 pessoas de 74 turmas de pessoas em situação de rua se formaram em 28 áreas diferentes, obtiveram seus diplomas e deram mais um passo.

Somente no primeiro semestre de 2016, foram ofertadas 166 vagas e outras serão abertas no segundo semestre deste ano. Cada formação tem, em média, 160 horas, e duram dois meses. Além do curso gratuito, os beneficiários ainda recebem lanche e uma bola-auxílio de R$ 2 por hora/aula. Os alunos atendidos nos centros de acolhida, como incentivo, ainda tem flexibilização de horários de refeições nos equipamentos públicos.

Além de buscar a formação profissional para esta população, o curso também encaminha os formandos para o mercado de trabalho. Com o apoio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da Central de Apoio ao Trabalho (CAT), os alunos passam por uma triagem para receberem orientação profissional e serem colocados em contato com as empresas contratantes. As vagas disponibilizadas podem ser na área de atuação do curso ou qualquer outra de preferência deles, de acordo com o perfil. Desde então, 80 pessoas já foram contratadas por empresas.