Prefeitura lança plataforma com mais de 150 bancos de dados da cidade

Por meio de um único mapa digital, GeoSampa permite que cidadão consulte, baixe e compare informações de 152 diferentes temas, como a localização dos equipamentos públicos, zoneamento, Plano Diretor, árvores em vias públicas e indicadores sociais

A Prefeitura de São Paulo lançou na tarde desta segunda-feira (7) a plataforma digital GeoSampa, portal com informações detalhadas e georrefenciadas sobre a capital paulista. O acesso é completamente aberto para o cidadão, sem necessidade de cadastro ou senha. A ferramenta reúne 152 bancos de dados de diferentes temas em um único mapa digital, permitindo que o paulistano, de forma simples, sobreponha e compare as informações.

Por exemplo, por meio da ferramenta, o cidadão pode ver a localização dos 12 mil equipamentos públicos da cidade, como as 1.500 escolas e 400 unidades básicas de saúde, e comparar, na mesma tela, com os índices de vulnerabilidade social ou os eixos de transporte, como faixas exclusivas, corredores e pontos de ônibus. Também é possível verificar a localização das áreas de risco, pontos de alagamentos, favelas, árvores em vias públicas e até mesmo mapas topográficos e hidrográficos. Por meio de uma pesquisa por endereço, região ou subprefeitura, o usuário ainda pode conferir o zoneamento de determinada área ou lote ou o enquadramento dentro do Plano Diretor Estratégico (PDE).

O lançamento do GeoSampa faz parte do Programa de Metas 2013-2016 e conclui um projeto da cidade que vinha sendo debatido desde 1989. A ferramenta tem o objetivo de ampliar a transparência no município, auxiliando na formulação e acompanhamento de políticas públicas. Um tutorial com o passo a passo e as fontes de cada banco de dados está disponível dentro da plataforma para auxiliar o cidadão.

O GeoSampa também permite o download dos dados pelo cidadão, incluindo fotos áreas históricas da cidade, desde a primeira metade do século 20, e plantas e mapas do século 19. A ferramenta será atualizada em tempo real, já que é abastecida diretamente por portais e plataformas das secretarias municipais. Construída com software livre e códigos abertos, o que facilita o uso para a formulação de pesquisas, estudos e aplicativos, o GeoSampa é aderente à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).