CAPS Infantil II Guaianases vence a Copa da Inclusão de 2015

O evento é disputado desde 2002, e trata-se de um encontro cultural e terapêutico organizado pela ONG Sã Consciência

A Unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil II, de Guaianases venceu a Copa de Inclusão de 2015, na modalidade futebol masculino, disputado no SESC Itaquera.

O evento é disputado desde 2002, e trata-se de um encontro cultural e terapêutico organizado pela ONG Sã Consciência. Além disso, é uma iniciativa que propicia a integração, ressocialização e inclusão de usuários, profissionais e familiares dos serviços de saúde mental.

Para a gerente CAPS infantil II Guaianases, Fernanda de Almeida Pimentel, 33 anos, “a participação do grupo foi importantíssima para a unidade, que pode realizar diversos trabalhos integrados através das atividades desenvolvidas durante a competição”. Sobre a unidade, a gerente cita que o local realiza o atendimento a crianças e adolescentes “que apresentam vulnerabilidade social, familiar e psíquica, dando prioridade às crianças e adolescentes que apresentam intenso sofrimento psíquico" e hoje é referencia dos bairros de Guaianases e Cidade Tiradentes”.

A unidade realiza as quartas e sextas, uma Oficina de Esportes, que é coordenada pelo psicólogo Marcos Correa Marques, pelo farmacêutico José Peres Rodrigues Júnior, e pelo oficineiro George Cabral de Souza e auxiliar de enfermagem Júlio Cesar Grave de Lima.

O objetivo desta oficina terapêutica é trabalhar com as crianças e adolescentes questões referentes à percepção corporal, a autoimagem, a coordenação psicomotora e a socialização. Promovendo ações de forma cooperativa, considerando-se as regras, os limites e contexto, buscando fortalecer o processo de construção de autonomia, promoção e prevenção em saúde.

Para José Peres Rodrigues Júnior, um dos coordenadores do projeto e farmacêutico da unidade, “o principal foco da atividade é verificar a evolução do paciente dentro do tratamento. Antes da participação no torneio, realizamos diversos trabalhos com os nossos atletas, e dentro dos jogos a equipe demonstrou entrosamento, espírito de equipe e coletividade”.

Para Vinicius de Abreu, 15 anos, capitão do time, “foi uma experiência muito legal, uma emoção diferente que eu nunca tinha sentido. E ter sido campeão e ter curtido esse momento com os meus amigos na quadra foi inesquecível”. Já para Guilherme Castro e Silva, 11 anos, a maior lembrança será de um gol que ele fez durante o torneio. “Eu chequei a bola embaixo das pernas do goleiro”, conta.

Além do futebol, a Copa da Inclusão consiste na disputa de inúmeras atividades esportivas, como vôlei, queimada, tênis de mesa, "mini maratona", dama, dominó, xadrez com equipes formadas pelos usuários dos Serviços de Saúde Mental, apresentação de oficinas terapêuticas (dança cigana, sentada, sênior, circular; capoeira, samba, etc) trazidas pelas instituições; show de talentos e feira de geração de renda, onde são expostos e vendidos produtos confeccionados pelos usuários.

Outra atividade importante é a rádio, que consiste em um espaço de integração e livre expressão, no qual os usuários narram os jogos, animam a torcida, cantam, entrevistam jogadores e torcedores. A rádio conta com uma programação musical, momentos para recados e declamação de poemas. Além disso, são realizadas cerimônias de abertura e encerramento, com premiação a todos os participantes

Nome dos Jogadores:

Breno Gabriel e Rene (goleiros)
Vinícius (Capitão)
Érick
Matheus
Leandro
Renan
Edgar
Mayco
Thiago
Kevin
Guilherme
João Victor
Luís Guilherme

Nome dos técnicos:

José Peres Rodrigues Júnior (farmacêutico)
Marcos Correa Marques (psicólogo)
George Cabral de Souza (oficineiro)
Júlio Cesar Grave de Lima (auxiliar de enfermagem)

Sabia mais:

O QUE É O CAPS INFANTIL?

Os CAPS (Centros de Atenção psicossocial) são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), se constituindo como serviços de saúde abertos, comunitários e territoriais do Sistema Único de Saúde (SUS). É lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

OBJETIVOS

Realizar acompanhamento clínico e terapêutico de crianças e adolescentes e suas famílias, visando a reinserção social pelo acesso à educação, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O CAPS deve desempenhar o papel de coordenação da rede de cuidados à saúde mental infanto-juvenil no território.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA

O CAPS infantil Guaianases é referência para as regiões de Guaianases (distrito de Lajeado e Guaianases) e Cidade Tiradentes.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 07h00 às 19h00.

QUEM É O USUÁRIO?

Crianças e adolescentes (0 a 18 anos/ 25 anos) com transtornos mentais graves e persistentes, que apresentam intenso sofrimento psíquico, rupturas em suas rotinas e dificuldades na participação e inserção social.
Em situações de menor complexidade contamos com atendimentos e apoio das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Apoio em Saúde Mental do território, sendo as UBS a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviço:
CAPS Infantil Guaianases
Endereço: Rua Evaldo Calabrez, 205
Telefone: 2553-3760