CEU Jambeiro receberá Oficina de Criptografia no próximo sábado (18/04), às 12h

O objetivo do evento é diminuir o distanciamento entre mulheres e tecnologia e promovendo uma reflexão sobre liberdade, privacidade e autonomia pela perspectiva feminina.

No próximo sábado (18), o CEU Jambeiro receberá a Ofinica de Criptografia a partir das 12h. O objetivo do evento é promover e aprofundar o debate sobre a privacidade como um direito, ampliando a compreensão sobre o uso que governos e corporações fazem de dados pessoais e rastros de navegação de usuários da internet e o impacto deste vigilantismo para a democracia e a liberdade individual.

A Criptosampa também se propõe a difundir conceitos de navegação segura e criptografia, a necessidade de uso de ferramentas livres e elementos da ética hacker, como autonomia, colaboração e o “faça você mesmo”.

A escolha de realizar a “Criptografia a céu aberto” é um esforço no sentido de diminuir o distanciamento entre mulheres e tecnologia e promovendo uma reflexão sobre liberdade, privacidade e autonomia pela perspectiva feminina.

Serão realizadas oficinas de Pidgin com OTR, um mensageiro que garante maior segurança e privacidade na troca de mensagens instantâneas no computador, oficina de Tails, um sistema operacional amnésico e portátil, que pode ser usado em qualquer computador por meio de um pendrive e uma oficina sobre aplicativos para Android que auxiliam a proteger a privacidade na troca de informações via celular.

Saiba mais sobre o projeto:

O projeto CriptoSampa — Criptoresistência, Cidadania e Privacidade na Rede é um dos ganhadores do edital Redes e Ruas, da prefeitura de São Paulo. O objetivo do edital, realizado pelas secretarias de Cultura, Direitos Humanos e Serviços, é ocupar com atividades de cultura digital as Praças WIFi Livre, os telecentros e pontos de cultura da cidade.

Serviço:
CEU Jambeiro
Endereço: Avenida José Pinheiro Borges, 60
Telefone: (11) 2960-2055
Horário: 12h