GCM realiza 'Projeto Luz' na EMEI Wilson Reis

Escola, comunidade e GCM unidas contra a violência

Conhecida pelos seus trabalhos pedagógicos inovadores, a EMEI Prof. Wilson Reis, localizada em um dos bairros de mais alta vulnerabilidade de São Paulo, o Jardim Lourdes, no distrito do Lajeado, foi laboratório para mais uma ação pioneira na DRE Guaianases. Unindo ações pedagógicas da escola, participação da comunidade e auxílio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), os projetos ‘Luz’ e ‘Criança sob nossa guarda’ propiciaram atividades com as crianças, encontros entre educadores e GCM, bem como intensa participação da Comunidade.

Segundo relato da Diretora da EMEI, Patricia dos Santos Melo Barreto, “no início do ano vivemos diversas situações de violência no entorno da escola. Assaltos, roubos e depredações eram constantes. Agora, desde abril, quando iniciamos o Projeto com a Guarda, nenhum caso foi registrado”.

A Coordenadora Pedagógica Fernanda Suniga Barbosa ressalta que “os trabalhos realizados pelos professores fizeram toda a diferença e a articulação com os funcionários e pais na ‘Copa da Diversidade’ foi sensacional”.

A Guarda Civil Metropolitana pôde mostrar a ação de “um policiamento mais comunitário, próximo da população e parceiro da Educação”, disse o GCM Donizete. Grupo de Mediadores de Conflito, Teatro de Fantoches e Palestra com o Inspetor Regional, Sr. Genildo, fizeram parte da atuação escola-comunidade-GCM.

Em solenidade na escola, o Diretor Regional de Educação de Guaianases, Prof. Edson Luis Amario, se emocionou e disse que “pelo pioneirismo e luta corajosa contra a violência, a comunidade da EMEI Prof. Wilson Reis honra o seu patrono”.

O professor Wilson Reis foi um incansável lutador das causas educacionais e sociais em Guaianases.

Em apresentação de gala, o Coral da GCM mostrou cantos que sensibilizaram a todos.