Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em situação de violência começa a circular em Guaianases

Acompanhe a seguir a programação da ação que vai acontecer pelo bairro

Dando sequência à programação iniciada em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, a Unidade Móvel de Atendimento às Mulheres em situação de Violência, do “Programa Mulher Viver sem Violência”, começará a circular nesta quinta-feira, dia 16 de outubro, nos bairros de Guaianases e Lajeado.

Para quem não sabe, essa unidade móvel integra a política de universalização de serviços e ações contra a violência feminina que está sendo implementada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República nos municípios que contam com poucos organismos de políticas para as mulheres.

Dessa forma, o ônibus está adaptado e equipado para realizar o atendimento emergencial e preventivo, com equipe multidisciplinar treinada para a escuta das denúncias e a realização de um eventual primeiro atendimento. A equipe, integralmente formada por mulheres, é composta por motoristas, psicóloga, assistente social, auxiliar de enfermagem, coordenadoras das áreas técnicas, Guardas Civis Metropolitanas, representante da Subprefeitura e ou do equipamento especializado em atendimento à mulher.

O objetivo principal da equipe é trabalhar com o atendimento individualizado e ao mesmo tempo, não deixar de fazer intervenções no cotidiano dessas mulheres, com o objetivo de fortalecer ainda mais a rede de enfrentamento à violência. E mais que isso, o veículo também está adaptado para circular em áreas de difícil acesso, remotas ou desprovidas de equipamentos da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, como as zonas periféricas dos grandes aglomerados urbanos, zona rural, assentamentos precários e áreas de mananciais.

Acompanhe abaixo a programação completa de circulação da Unidade Móvel nos bairros de Guaianases e Lajeado:

Dias: 16, 17 e 20
Horário: 9h às 17h
Local: Rua Pacheco Aranha – Lajeado (próximo a UBS Bandeirante)

Dias: 21, 22 e 23
Horário: 9h às 17h
Local: Rua Utaro Kanai – Guaianases (próximo a GCM)