Casa de Mediação de Guaianases realiza atendimento 24 horas para a população

Serviço visa trazer maior bem estar para a população da região, ajudando a solucionar problemas e desentendimentos

A Casa de Mediação é um serviço que visa estimular as pessoas em situação de conflito a buscarem uma solução pacífica para seus desentendimentos. Assistidos por um mediador imparcial, especialmente treinado para garantir um ambiente seguro e justo, onde as pessoas possam participar ativamente do processo de resolução de seus próprios problemas por meio do diálogo, estimulando assim o reestabelecimento das relações de convivência entre as partes em conflito.

Assim, todas as pessoas residentes na cidade de São Paulo podem requerer os serviços de mediação da rede, bastando demonstrar o interesse na resolução de seus problemas de forma rápida e sem burocracia, desde que isso não se configure crime. Nesse caso, a mediação é realizada com o auxílio de profissionais habilitados, num ambiente propício ao diálogo, visando a obtenção de uma solução por consenso.

Articulada com os demais órgãos do poder público local e com as demais forças atuantes na comunidade, as Casas de Mediação de Conflitos podem receber demandas oriundas das mais diversas origens, sempre que as causas dos desconflitos possam ser tratadas fora da esfera judicial.

A Casa de Mediação de Guaianases é uma das que mais recebem casos na cidade de São Paulo, apenas no último mês foram 34 solicitações. Sendo que a maior incidência é por maus tratos a idosos.

José Aparecido de Carvalho, é uma dessas pessoas que atua há 2 anos na Casa de Mediação. Ele contou que os casos são os mais variados, vão desde vizinhos que brigam, até filhos que usam o dinheiro dos pais para comprar drogas, por exemplo.

Já segundo Marta Honorato de Oliveira, que também atua há 2 anos na Casa, o serviço de Casas de Mediação não é importante apenas para as pessoas, mas também para os próprios policiais.“Aqui nós aprendemos o que é direitos humanos, além de termos aulas com juízes e psicólogos”. Marta e Célia Regina de Mello Pires realizam em paralelo um trabalho no CCA (Centro de Criança e de Adolescentes) há quase 1 ano.

Principal Objetivo dos serviços prestados pela Rede de Mediação de Conflitos

O principal objetivo da Rede Municipal de Mediação de Conflitos é contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz, auxiliando as pessoas a resolverem seus problemas sem o emprego da força ou da violência, garantindo assim uma cidadania a todos os que optarem por essa modalidade de serviço público, contribuindo para uma maior rapidez na solução de controvérsias entre as pessoas, ajudando a diminuir o número de encaminhamentos às Delegacias, Tribunais e a outros serviços públicos por hora desnecessários.

Poderão ser encaminhados às Casas de Mediação problemas tais como: Perturbação de sossego, brigas de vizinhos, queixas de barulhos, intolerâncias, entre outros tipos de conflitos. Fatos considerados como crimes, não comportam mediação.

Atendimento

Os serviços estarão à disposição da comunidade 24 horas por dia, em 31 endereços das Unidades da Guarda Civil Metropolitana relacionados abaixo.

O cidadão poderá obter informações diretamente nesses locais ou por meio do telefone 153.

Salientamos que o serviço é totalmente gratuito, não havendo necessidade de advogado, e o sigilo e a privacidade, bem como o voluntariado são garantias oferecidas.

Órgãos participantes

. Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana;

. Secretaria Especial de Direitos Humanos;

. Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, UMAPAZ

. Secretaria Municipal de Educação;

Serviço:

Guaianases - Rua Fernandes Palero, nº. 301 - Telefone: (11) 2555-2043