Pré-Conferência Regional de Mulheres de Freguesia /Casa Verde reúne propostas das mulheres da região

Maioria das sugestões pontuou a oferta de formação profissional e a independência financeira para as mulheres

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), a Comissão Organizadora da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo e as subprefeituras Freguesia/ Brasilândia e Casa Verde realizaram, na última sexta-feira, dia 31 de julho de 2015, a Pré-Conferência Regional de Mulheres na sede da subprefeitura Freguesia/ Brasilândia. Estiveram presentes a chefe de gabinete e uma assessora de gabinete, ambas da SMPM; o coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano desta subprefeitura, representando o subprefeito; o chefe de gabinete interino e a assessora da Defesa Civil da subprefeitura da Casa Verde; e a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT da secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
As Pré-Conferências Regionais, Temáticas e Livres são etapas que antecedem a realização da 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo, a ser realizada em setembro. “Este é o primeiro momento do processo de conferência. Queremos mobilizar as mulheres lésbicas, travestis, transgêneras, da periferia, etc. para discutir suas especificidades”, destacou a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT da secretaria de Direitos Humanos.

Na edição desta sexta-feira, cerca de 50 munícipes compareceram. Entre as sugestões apresentadas, a maioria se referia a ações que garantissem maior independência e segurança financeira às mulheres, como a implantação de uma escola técnica, a oferta de cursos profissionalizantes e de empreendedorismo alinhados ao perfil econômico da região. Também foram apresentadas propostas para mais recursos para o Centro de Atendimento à Mulher – Casa da Brasilândia; para ações de prevenção à violência contra a mulher; para oferta de atendimento 24h pela Delegacia da Mulher; para sensibilização dos servidores públicos para o atendimento a mulheres transgêneros e de mulheres vítimas de violência; para ações de reforço da autoestima; e para políticas de prevenção à gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis.

Para a chefe de gabinete da SMPM, o saldo da pré-conferência foi positivo: “Registramos ótimas propostas nessa pré-conferência e elas serão levadas à 5ª Conferência Municipal”.