Emef Theo Dutra recebe ações do projeto “Eu curto meu bairro”

Além da revitalização de um ponto viciado, população teve acesso a serviços como o CAT Móvel, orientações de saúde e shows

A Emef Theo Dutra, localizada na Vila Penteado, foi a primeira a receber o projeto piloto “Eu curto o meu bairro” nesta quinta-feira, dia 02 de julho de 2015. O programa foi idealizado pela Rede Noroeste e proposto ao subprefeito com o objetivo de revitalizar áreas e eliminar pontos viciados em nossa região. O “Eu curto o meu bairro” retoma os trabalhos no início deste ano realizados na Emef Senador Milton Santos e CEI Pingo de Gente e avança ao incluir a expertise adquirida pela equipe do Governo Local durante o programa “Prefeitura no Bairro” e a parceria com a Rede Noroeste na zeladoria das áreas revitalizadas.

Após a limpeza do ponto viciado, localizado na calçada da Rua Engenheiro Ferreira Passos, a equipe da Coordenadoria de Projetos e Obras construiu um canteiro, no qual serão plantadas mudas de tumbérgias, uma espécie de trepadeira, pelos alunos. A Rede Noroeste irá atuar como zeladora do local junto aos munícipes, de modo a dar continuidade aos trabalhos de conscientização dos munícipes. O muro da unidade escolar recebeu trabalhos de grafitagem por membros do coletivo Beless Graffiti e Projeto Odub. Os artistas optaram por mesclar suas temáticas individuais à proposta educativa do projeto “Eu curto meu bairro”.

O CAT (Centro de Apoio ao Trabalho e ao Empreendedorismo) Móvel foi um dos serviços mais procurados por jovens e adultos interessados em obter a emissão da carteira de trabalho e realizar o cadastramento para diversas oportunidades de trabalho.

Ao longo do dia, as crianças puderam divertir-se nos brinquedos infláveis e participar de atividades pedagógicas de conscientização ambiental realizadas pelo Ecomóvel da Loga (Logística Ambiental de São Paulo). A equipe da Defesa Civil conquistou a criançada por meio de atividades lúdicas sobre prevenção de situações de risco. Além das diversas atividades educativas, o público ainda conferiu a apresentação do Picadeiro Cultural da Professora Nágila, que encantou adultos e crianças.

Durante o evento, representantes da Secretaria Municipal de Saúde ofereceram serviços de orientação de saúde bucal, saúde reprodutiva, e aferição de pressão e glicose sanguínea. As equipes de Suvis (Supervisão de Vigilância) apresentaram exposições sobre animais sinotrópicos. Enquanto os profissionais do PAVS (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis) trouxeram o minhocário e orientações lúdicas sobre o combate ao mosquito Aedes, principal vetor de transmissão da dengue.

Já a equipe da secretaria de Políticas paras Mulheres focou na conscientização sobre formas de prevenir a violência contra as mulheres e na divulgação dos serviços da Casa da Mulher da Brasilândia.

Os moradores do entorno também foram sensibilizados quanto à importância do correto descarte de resíduos orgânicos e materiais inservíveis por meio das equipes de panfletagem da Inova Gestão de Recursos Urbanos, que concluíram os trabalhos porta a porta nesta quinta.

As equipes ainda tiveram o suporte das equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Guarda Civil Metropolitana.