No dia 25 de abril, a operação Cata-Bagulho será realizada no Jardim Iracema, Vila Itaberaba, entre outros bairros

Operação é oportunidade para que os munícipes se desfaçam de forma correta de móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira, etc.

A subprefeitura Freguesia/ Brasilândia realizará no sábado, dia 25 de abril de 2015, a Operação Cata-Bagulho nos bairros de Vila Itaberaba, Jardim Iracema, Parque São Luís, Jardim Magali, Vila Julio César, Parque Monteiro Soares, Vila Dulcina, Vila do Congo, Parque Hollywood, Vila Sá e Vila Silva. A ação é realizada ao longo de todo o dia (das 07h00 às 11h30, com repasse entre às 12h30 e às 17h00).

O roteiro previsto para este final de semana compreende as seguintes vias: Avenida Itaberaba, no trecho entre a Rua Bogotá e Avenida Paulo I; Avenida João Paulo I, no trecho entre a Rua Baião Parente e a Rua Tenório Cavalcanti; Avenida José da Natividade Saldanha; Avenida Miguel Conejo, na altura do cruzamento com a Avenida João Paulo I; Avenida Ministro Petrônio Portela, no trecho entre a Avenida Elísio Teixeira Leite e a Rua dos Morgados; Estrada Lázaro Amâncio de Barros, no trecho entre as ruas Parapuã e Ministro Washington de Oliveira; Rua Alberto Andalo; Rua Alice Garcia Veja; Rua Barão de Santo Ângelo; Rua Clara Parente; Rua Conde Barca; Rua do Expressionismo; Rua Itaiquara; Rua João Daudt Filho; Rua João Delgado, no trecho entre a Rua Parapuã e Rua Olinto Fraga Moreira; Rua Mestras Pias Filippinni; Rua Montes Claros; Rua Nair Ramos Shuring, no trecho entre a Rua Joaquim Ferreira da Rocha e a Rua Otaviano Basílio da Silva; Rua Nicolas Adam; Rua Olga de Souza Queiros; Rua Olinto Fraga Moreira; Rua Parapuã, no trecho entre a Avenida Itaberaba e a Estrada Lázaro Amâncio de Barros; Rua São Leonardo; Rua Sitiantes, no trecho entre a Praça Berthier Bento Alves e a Avenida Itaberaba; Rua Tenente Pio Correia da Rocha; Rua Therezinha Di Spagna Lobo; e Rua Tiro ao Pombo.

O Cata-Bagulho é uma ação gratuita, que tem como objetivo impedir que materiais inservíveis como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios. O descarte irregular, além de prejudicar a conservação do espaço público, é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 16 mil em caso de flagrante.

Participação popular – A subprefeitura conta com o empenho dos munícipes para a manutenção da limpeza das vias públicas, principal objetivo da operação Cata-Bagulho. Para que a ação seja realizada de forma adequada, os cidadãos devem colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência. A equipe responsável percorre duas vezes o itinerário para cada região, primeiramente, das 07h00 às 11h30, com repasse entre às 12h30 e às 17h00. Caso o munícipe tenha o interesse em descartar algum item inservível, mas sua rua não tenha sido contemplada nesta operação, é possível solicitar a retirada junto à Inova Gestão de Serviços Urbanos, empresa responsável pela coleta, por meio de ligação gratuita para o seguinte telefone: 0800 77 77 156.

Os munícipes também podem pedir a limpeza tanto da via pública quanto de pontos viciados, nos quais ocorra o descarte irregular de lixo, via SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), por meio de ligação gratuita para o número 156.

É importante lembrar que o descarte irregular, além de prejudicar a conservação do espaço público, é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 16 mil em caso de flagrante.