Antigo posto de gasolina recebe ação de limpeza da Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia

A ação foi a primeira do Comitê Regional da Dengue da Subprefeitura; mais de 43 toneladas de materiais inservíveis foram retiradas do local

A Subprefeitura Freguesia/ Brasilândia executou na manhã de 25 de março de 2015, uma ação integrada para a limpeza de um terreno particular localizado na Estrada Lázaro Amâncio de Barros, 492, como parte dos esforços do Comitê Regional de Combate à Dengue para eliminar focos e criadouros do mosquito Aedes. Os trabalhos tiveram a participação de 50 profissionais, oriundos da Defesa Civil da Subprefeitura, da Coordenadoria de Projetos e Obras da Subprefeitura, da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis), da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Inova Gestão de Serviços Urbanos, empresa responsável pela coleta de materiais inservíveis na região.

Oito caminhões da Inova fizeram duas viagens cada um para cumprir a meta de retirar os 43.560 kg de materiais como entulho, peças hidráulicas, móveis quebrados, restos de madeira, etc. depositados no imóvel. Destacamos que o local tem sido alvo de vistoria por parte da Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento, que autua o proprietário do imóvel para realizar a limpeza desde outubro de 2013 – já foram expedidas 13 multas até o momento em razão do descumprimento dos autos de intimação.

Os agentes de Suvis constataram a eliminação dos focos de dengue no terreno após a limpeza. Porém, não foi verificada a existência de criadouros no prédio existente na área A equipe de Suvis, juntamente, com a Defesa Civil, distribuiu panfletos e cartazes educativos aos comerciantes vizinhos ao imóvel sobre a prevenção à dengue. Os agentes de conscientização ambiental da Inova fizeram panfletagem porta a porta no entorno esclarecendo a população sobre o descarte correto de material inservível seja via Ecoponto ou Cata-Bagulho.

A ação teve por base a Portaria 690/09, que prevê que, mediante relatório fundamentado de visita técnica sobre a existência potencial de focos do mosquito transmissor de dengue, a autoridade sanitária poderá ingressar no imóvel para sua eliminação. A portaria ainda prevê que o poder público seja ressarcido posteriormente pelo proprietário do imóvel.

Crime ambiental – O descarte irregular de materiais inservíveis e lixo doméstico, além de fomentar a formação de criadouros dos mosquitos Aedes aegypti e o Aedes albopictus, é considerado crime ambiental, sujeito à multa de R$ 16.145 em caso de flagrante. O descarte irregular feito pelos próprios munícipes cria os pontos viciados, ou seja, aqueles locais que apesar de serem frequentemente limpos, são sujos em igual ou maior frequência causando prejuízo à qualidade de vida dos moradores do entorno.

A Subprefeitura busca impedir que os materiais inservíveis sejam depositados em vias públicas, córregos e terrenos baldios por meio da Operação Cata-Bagulho que faz a coleta dos materiais inservíveis de forma gratuita, mediante calendário pré-definido - o cronograma anual para a nossa região está disponível neste site, por meio do link “Cata-Bagulho”.

Para que a ação seja realizada de forma adequada, os cidadãos devem colocar os objetos a serem recolhidos em suas calçadas com uma hora de antecedência. A equipe responsável percorre duas vezes o itinerário para cada região, primeiramente, das 07h00 às 11h30, com repasse entre às 12h30 e às 17h00. Caso o munícipe tenha o interesse em descartar algum item inservível, mas sua rua não tenha sido contemplada nesta operação, é possível solicitar a retirada junto à Inova Gestão de Serviços Urbanos, empresa responsável pela coleta, por meio de ligação gratuita para o seguinte telefone: 0800 77 77 156.

Há ainda o serviço dos Ecopontos, que recolhem materiais inservíveis para reciclagem. Na região, os munícipes podem se dirigir às unidades Bandeirantes (Rua Itaiquara, n.º 237) e Vila Rica (Rua Jorge Mamede da Silva, defronte ao nº201).

Os munícipes também podem solicitar a limpeza tanto da via pública quanto de pontos viciados, nos quais ocorra o descarte irregular de lixo, via SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão), por meio de ligação gratuita para o número 156.