Funk SP na zona norte será realizado em 29 de março na Avenida Inajar de Souza

O objetivo é conciliar as necessidades de cultura, segurança e lazer dos moradores

A Subprefeitura Freguesia do Ó/ Brasilândia promoveu, por meio de sua Supervisão de Cultura, nesta terça-feira, 10 de março de 2015, reunião com a comunidade sobre a realização do primeiro Funk SP, na zona norte, com objetivo de oferecer um espaço com infra-estrutura adequada para os fluxos do movimento funk da região. O Funk SP será realizado por meio da Secretaria de Promoção Igualdade Racial, tendo o apoio desta Subprefeitura. Nesse evento inicial, estão previstas a presença da vice-prefeita e do Secretário de Promoção e Igualdade Racial. A expectativa é que o Funk SP atraia cerca de 5 mil pessoas.

Representantes do Movimento Funk, Polícia Militar (PM), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), do Conselho Tutelar e membros da sociedade civil estiveram presentes na reunião desta terça.

A reunião desta terça definiu que o Funk SP será realizado na Avenida Inajar de Souza, n.º 6.000, no próximo dia 29 de março. Inicialmente, previsto para o dia 22 deste mês, o evento foi adiado de modo a atender a procedimentos internos da administração municipal. Irão se apresentar as seguintes equipes de carros de som: Os Betas, Só Funk, 100 Noção, Desgovernados, Brasilândia 1.000 graus, Diferentes, Associação 1º Passo, A Máfia Eventos, Tino Eventos e Equipe New.

O espaço será dividido em setores, sendo o primeiro para área do fluxo e carros de som; o segundo para área de alimentação, com barracas de bebidas e alimentos; o terceiro para área de recreação, com oferta de brinquedos e apoio de monitores; o quarto para tendas da PM, GCM, Secretaria de Saúde, ambulância, etc., além de um quinto setor para área de estacionamento.

Organização – A venda de bebidas será feita em área exclusiva e apenas para indivíduos comprovadamente maiores de 18 anos – a averiguação será feita por agentes da GCM, que disponibilizarão uma pulseira específica às pessoas com esse perfil. Serão credenciados os vendedores de comes e bebes, o mesmo valendo para os carros de som que poderão participar do Mega-Fluxo.

O evento contará, ainda, com o apoio da PM, GCM, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Conselho Tutelar e do Ministério Público.

Balanço inicial – Para os moradores do entorno dos bailes o saldo já é positivo: os fluxos da Rua Bernardo Vera, Rua Salvador Mazza (Black White), Rua Pérsio de Souza Queiroz Filho (Vila Icaraí) e até da Sem Sal, este na área da Subprefeitura da Casa Verde, foram extintos por meio de acordo com a Supervisão de Cultura desta Subprefeitura. Os grupos aderiram ao projeto Mega-Fluxo Dahora Legal e o bairro receberá mensalmente um evento cultural organizado pela Subprefeitura. Também aderiram ao projeto os fluxos da Avenida Inajar de Souza (Select e Divineia), Rua Ari Carneiro Fernandes (Jd. Dos Francos), Rua Rosa Alboni (Elisa Maria) e o rolezinho da Freguesia do Ó (Largo da Matriz), entre outros.

O projeto Funk SP foi realizado com sucesso pelas Subprefeituras da Capela do Socorro e Parelheiros, com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial: lá, os cerca de 30 bailes existentes na região passaram a ser realizados em pontos acordados entre o movimento funk e a administração municipal. A ação foi tão bem sucedida que até já recebeu propostas de patrocínio de grandes empresas.